A Comissão Diretiva do COMPETE apresentou ontem os resultados de 2013 do programa, destacando este como o ano com maior volume de investimento empresarial nas áreas de Inovação, I&DT e Empreendedorismo, ao nível de todos os seus instrumentos, enfatizando resultados dos projetos concretos e analisando o impato dos instrumentos ao nível do contributo dos mesmos para a alteração do paradigma económico nacional.
Afirmar Portugal como palco de desenvolvimento de tecnologias, produtos e sistemas de elevado valor acrescentado para cidades inteligentes a nível global é o principal objetivo do projeto “Plataforma Empresarial para Cidades Inteligentes”, cofinanciado pelo COMPETE.
Investigadores da Biocant publicam primeiro estudo que caracteriza o microbioma natural presente na videira e, dada a sua importância, permite analisar pormenorizadamente as interações estabelecidas entre os microrganismos e planta, bem como o equilíbrio do micro ecossistema, o que constituirá uma forte contribuição para o melhoramento das estratégias de gestão da vinha.
Solução de construção de paredes interiores, modular, ajustável e reutilizável. A proposta elimina o trabalho especializado e a perda de materiais no processo de demolição tradicional.
Foi aprovado, através da Portaria n.º 90/2014, de 22 de abril, o regime de apoio à promoção do vinho e produtos vínicos nacionais, e o regime de apoio à informação e educação sobre o consumo de bebidas alcoólicas do setor vitivinícola.