A nova diretiva relativa ao desempenho energético de edifícios (Diretiva 2010/31/EU, de 19/05/2010) incentiva à aplicação de medidas para obtenção de edifícios com zero emissões de CO2 estimulando o uso de produtos de qualidade com elevado desempenho energético, na construção de edifícios novos e na reabilitação dos existentes. A certificação dos materiais de construção revela-se, assim, uma necessidade premente não só para as empresas do sector da construção, mas também para os consumidores que pretendem adquirir as práticas de eficiência energética que cumprem com a legislação imposta.
O projeto “Rótulo Voluntário para Certificação de Eficiência Energética de Materiais e Soluções Construtivas” (CEEMSC) pretendeu ser um esforço formal na implementação da etiquetagem energética no sector da construção em Portugal e sensibilizar o sector para as vantagens deste processo nos seus produtos.
Com este projeto pretendeu-se desenvolver o referencial técnico necessário para a etiquetagem energética de produtos do sector da construção e elaborar metodologias de avaliação energética dos mesmos.
Do desenvolvimento realizado no âmbito deste projeto resultou uma metodologia de classificação energética para janelas e o referencial técnico para a criação de uma etiqueta energética para as mesmas.
O rótulo será dirigido a coletivos de empresas fabricantes e comerciantes de produtos de construção. Esse rótulo promoverá a competitividade das empresas já que as mesmas irão dispor de um instrumento para gerar informação que lhes permitirá diferenciarem-se positivamente.
A informação disponibilizada na etiqueta energética terá também valor para os prescritores, em particular projetistas, pelo facto de haver uma classificação dos produtos que permite a avaliação comparativa do desempenho energético, que assenta em todas as propriedades dos produtos com influência nesse desempenho energético. A implementação destes sistemas beneficia ainda da normalização dos dados utilizados e do processo de fiscalização inerente ao sistema de etiquetagem.
|