Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto C.MARKET – “Eficiência Energética e Economia de Baixo Carbono

28.10.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

A temática do projeto visa a eficiência energética e a sustentabilidade, incorporando a questão ambiental na gestão empresarial como uma iniciativa de valorização e diferenciação da oferta, criação de novas oportunidades, redução de custos e aumento da competitividade nos mercados internacionais.

C.MARKET – “Eficiência Energética e Economia de Baixo Carbono
C.MARKET – “Eficiência Energética e Economia de Baixo Carbono

1. Âmbito

O projecto dirige-se de forma mais específica ao sector da indústria metalúrgica e electromecânica pela importância que o seu tecido empresarial possui na estrutura económica do país e em particular pela sua relevância no quadro da indústria transformadora nacional.

De facto, esta fileira produtiva, para além de ser a que apresenta uma maior vocação exportadora, representa cerca de 25% das empresas e do emprego na indústria transformadora portuguesa.

Presentemente, é consensual que a competitividade deste sector depende da capacidade de aplicar um novo modelo de crescimento que se baseie na inovação, na eficiência energética, na adopção de energias sustentáveis, em energias com baixo teor de carbono e na internalização dos custos ecológicos.

Este projecto pretende contribuir para as questões de natureza ambiental que influenciam a competitividade sectorial, resultando também da constatação da relevância acrescida que as mesmas assumem, num tecido produtivo constituído por PME, em que a exportação e a conquista de novos mercados se mostram como fundamentais à sua manutenção e crescimento.

2. Objetivos

2.1 Objetivos Estratégicos

O C Market tem como objetivo estratégico a apropriação, por parte das empresas do sector metalúrgico e electromecânico, de conhecimento acerca das vantagens da adopção de práticas de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, designadamente contribuindo voluntariamente para a redução das Emissões de GEE (gases de efeito de estufa) como elementos essenciais para a competitividade empresarial.

O projecto desenvolverá acções que permitem antecipar e responder às alterações regulamentares existentes em termos de Políticas de combate as alterações climáticas, reduzindo custos, reduzindo a sua pegada de carbono e simultaneamente tirar vantagens em termos de criação de negócios e reforçar a sua capacidade competitiva nos mercados internacionais.

2.2 Objetivos Operacionais

Em face do previamente exposto, constituem objetivos operacionais do presente projeto, os seguintes:

  • Divulgar boas práticas de eficiência energética e desempenho ambiental entre as empresas so sector metalúrgico e eletromecânico;
  • Promover um enquadramento mais favorável a actividades das PME no d...
A Carregar...