3. Atividades
No decorrer deste projeto foram desenvolvidos vários estudos relevantes para diversas áreas da gestão organizacional, com especial incidência no levantamento de competências das empresas TICE nacionais coordenadas com atividades de benchmarking e consequentes ações promocionais e análises de mercado nos mercados-alvo nacionais e internacionais Estes estudos tiveram como objetivo analisar várias áreas de atividade que podem ser interligadas com as Teconlogias de Informação, Comunicação e Eletrónica, nomeadamente, smart cities, outsourcing em tecnlogias de informação, software para a gestão de Investigação & Desenvolvimento, agroalimentar, economia do mar, tecnologias de produção, turismo, indústrias criativas, digital media e marketing.
No total foram elaborados 11 estudos e diagnósticos:
- Desenho de modelo conceptual para uma rede de cooperação/coopetição.
- Diagnóstico para o levantamento de competências para a internacionalização: PME do setor TICE – Intercoop Scoring
- Divulgação da Matriz de Competências produtos e serviços da Inova-Ria/TICE
- Estudo de benchmarking das soluções existentes internacionalmente: software gestão de I&D
- Estudo de benchmarking internacional de redes de cooperação
- Estudo de atratividade e potencialidade de 5 clusters-alvo: agroalimentar, SmartCities, Economia do Mar, Tecnologias da Produção e Turismo
- Relatório Diagnóstico para o “Micro-Outsourcing”: Oportunidades e Orientações Estratégicas para PME TICE
- Estudo de Necessidades e Oportunidades de SIC para Setores Alvo relacionados com as Zonas Costeiras (SMARTCOAST)
- Relatório de Alinhamento Empresas/Mercados: Utilização de Ferramentas Digitais para atividades de Marketing Digital
- Plano de Internacionalização
- Plano de Comunicação e Imagem
Os estudos realizados serviram para enquadrar as oportunidades internacionais do setor TICE, no sentido de delinear estratégias de apoio que promovam o posicionamento de Portugal como um fornecedor de soluções tecnológicas, além de avaliar e divulgar as competências existentes neste setor a nível nacional. Para além disso, os estudos elaborados incidiram na exploração dos potenciais formatos e parcerias de apoio à internacionalização, através e clusters e redes internacionais de parceiros para o intercâmbio de experiencias com vista à realização de negócios.
Paralelamente foram realizados vários eventos com o objetivo de criação de networking e sinergias empresariais, promovendo a atuação e colaboração em rede nos mercados internacionais. No decorrer do projeto foram surgindo inúmeros desafios relacionados com os setores económicos ou mercados geográficos alvo que foram explorados pela rede informal de empresas, denominada “Rede”, constituída por empresas de base tecnológica e empresas de consultoria que atuam em coopetição.
Na componente de promoção internacional, foram realizadas várias ações que possibilitaram a criação de sinergias com clusters, empresas e outras entidades em mercados internacionais Suécia, Brasil, Europa central, entre outros, tendo sido reforçada a promoção do setor TICE nacional e das capacidades da economia português face às novas tecnologias apresentando Portugal como um país de grande potencial humano, empresas modernas, atrativas e capazes e com uma localização geográfica privilegiada para a implementação de parecerias de negócio. |