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Projeto InTur inova no turismo rural

22.10.2012
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

O desafio é este: criar uma plataforma inovadora na forma como se organizam e realizam negócios e na forma como se promove e divulga a oferta turística de uma região e de um sector, com efeitos positivos sobre a competitividade.

Enquadramento

A Privetur - Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural, foi constituída em 1988 para apoiar todas as atividades nos mais diversos setores envolventes ao turismo praticado em espaços rurais.

Ao nível internacional a Privetur está na origem da criação da Eurogites – Federação Europeia de Turismo Rural participando nos órgãos diretivos da mesma. Esta ligação permite-lhe ter uma voz ativa no setor e estabelecer parcerias com diversas associações internacionais, gerando efeitos positivos na dimensão internacional da oferta portuguesa.

A Privetur considera que nas últimas três décadas de implementação do Turismo Rural, em Portugal, têm ficado aquém do desejável e do potencial identificado em território nacional.
Então, existe espaço e potencial de crescimento com benefícios para os players do setor e para a economia regional.

Tomada esta consciência, e com o conhecimento que esta associação tem no terreno, submeteu, em 2010, uma candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas).

O projecto denomina-se InTur | Inovação em Turismo Rural, incide na inovação tecnológica, organizacional e de marketing de forma a introduzir melhorias ao nível da organização e gestão da empresa e estimular a sua presença no mercado internacional.

Apoio do COMPETE

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio às Acções Colectivas), o projecto envolve um investimento total de 229 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 150 mil euros.

Além disso, tem enquadramento na estratégia de eficiência coletiva, nomeadamente no PCT Turismo 2015.

O projeto

1. Ficha Resumo

Designação: InTuR - Inovação em Turismo Rural
Promotor: Privetur – Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural
Sistema de Apoio: Acções Colectivas
Domínio de Intervenção: Inovação e Empreendedorismo
Área(s) de Intervenção: Inovação tecnológica, organizacional e de marketing
Área(s) de Projeto: Novas práticas de difusão de inovação tecnológica, organizacional e marketing junto das PME
NUTS abrangidas: II do Norte, Centro e Alentejo.

2. Âmbito

O projeto InTur | Inovação em Turismo Rural é promovido pela Privetur e pretende:

  • Desenvolver o potencial do turismo rural nas regiões elegíveis.
  • Melhorar a competitividade das empresas do setor, no mercado internacional.
  • Fomentar o estabelecimento de parcerias/negócios entre as PME das regiões elegíveis (B2B).
  • Fomentar o efeito de alavancagem que as atividades turísticas têm sobre outros setores de atividades e no desenvolvimento económico e social das regiões.

3. Objectivos

  • Disponibilizar aos turistas/visitantes uma oferta turística integrada e estruturada do turismo em espaço rural em interação com outras ofertas turísticas (ex.: sol e praia).
  • Apoiar a competitividade das empresas no mercado internacional, através de um trabalho em parceria e integração em redes internacionais.
  • Apoiar a implementação dos produtos estratégicos identificados no PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) - ao nível de desenvolvimento e estruturação – nomeadamente, Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos, Touring Cultural e Paisagístico, Turismo de Bem-Estar, Turismo Náutico e Golfe.

4. Actividades

  • Criação de uma plataforma tecnológica integrada de comunicação e promoção.
  • Divulgação e disseminação de resultados.

4.1 Plataforma

De forma a atingir os objetivos traçados está a ser desenvolvida uma plataforma tecnológica, integrada e inovadora, que vai actuar como:

  • meio de comunicação, trabalho e promoção de negócios entre os parceiros do projeto.
  • portal promocional do turismo rural nas regiões elegíveis.

No seu conjunto, a plataforma será uma ferramenta inovadora na forma como se organizam e realizam negócios no setor. Será também uma ferramenta inovadora na forma com promove e divulga a oferta turística de cada região envolvida, com efeitos positivos sobre a competitividade do setor e das regiões.

Do ponto de vista do promotor de turismo rural, assim como para os promotores de atividades complementares à atividade, a plataforma é útil na medida em que permite a articulação das múltiplas ofertas de turismo rural.

Pretende-se que a plataforma promova a criação de produtos turísticos inovadores baseados na colaboração entre promotores. Esta estratégia permitirá também atribuir uma escala operacionalizável para alguns produtos turísticos específicos.

Na perspetiva b2c (business to consumer), o consumidor terá uma ferramenta prática que disponibiliza a oferta de turismo rural associada a ofertas de turismo de natureza, turismo cultural, enoturismo, turismo gastronómico, turismo ativo, de bem-estar, entre outros.

Pretende-se que a plataforma diversifique o perfil tradicional do turista rural, tornando clara para o utilizador as muitas potencialidades do turismo rural atual, que absorve as muitas valências do território e das culturas locais e é desenvolvido por um universo extremamente heterogéneo de promotores, alguns ligados à terra e às tradições e outros que chegam agora ao campo e trazem novas propostas para usufruir dos espaços rurais e naturais.

São variáveis desta plataforma:

  • a localização geográfica,
  • o perfil do alojamento,
  • as tipologias da oferta turística,
  • a ligação a recursos turísticos de especial interesse para o turismo rural, entre outros.

De referir que apesar da especificidade da plataforma não serão descurados aspectos fundamentais como a intuitividade, atractividade, facilidade de navegação, em harmonia com um design simples, inteligível e moderno.

4.2 Divulgação

A vertente promocional permitirá responder às mais recentes tendências do turismo mundial: o aumento de viagens independentes, a sofisticação dos consumidores, as viagens à “la carte” e a crescente utilização da internet (procura e troca de informação entre os visitantes do portal, viagens virtuais, download informação, criação diário viagem, entre outros).

Prevê-se uma ligação a portais de grande visibilidade; a participação nas redes sociais e a promoção da visibilidade do portal nos motores de busca.

A estratégia B2C da plataforma promocional é essencial para aumentar o número de turistas que se deslocam à região, o aumento do seu consumo turístico e, consequentemente, o aumento no volume de negócios das PME regionais.

Os seminários previstos serão divulgados com antecedência junto dos mercados preferenciais que se pretendem atingir, utilizando para além de cartazes e flyers, o envio de newsletters e publicitação na plataforma.


5. Ponto de situação

Neste momento, o bom desenrolar dos indicadores estão a ser conduzidos de acordo com os timings previstos. Atualmente estima-se que o projeto esteja desenvolvido a cerca de 70 % da sua forma global. Os indicadores apresentados em candidatura revelam os resultados operacionais, na última fileira de trabalho.

O projeto encontra-se na fase de implementação da plataforma, organização de produtos turísticos, produção de conteúdos, entre outras tarefas de BackOffice, necessárias ao encaminhamento da plataforma para a sua máxima operacionalidade front-office.
Pelo conhecimento do setor e das diferentes realidades, o promotor terá um papel essencial na identificação e resolução de constrangimentos, bem como na adequação do projeto às diferentes regiões.

6. Resultados

Seguem-se alguns resultados esperados do projeto:

                      Indicadores                                 Resultado Esperado        
Entidades não empresariais envolvidas na plataforma  50                                                
Plataformas tecnológicas e sítios criados  2
Empresas que integram a plataforma no final projeto  450
Base de dados desenvolvidas  4
Novas ferramentas marketing para PME  3
Boas práticas implementadas ao nível da organização tecnológica e organizacional  3
Participação em redes internacionais  3
Artigos para publicação em media especializados produzidos  3
Acréscimo das referências ao TER em Portugal nas revistas da especialidade  25%
Acréscimo de hóspedes nacionais em unidades TER alojados na região de intervenção da plataforma  20%
Acréscimo de hóspedes internacionais em unidades TER alojados na região de intervenção da plataforma  20%
Acréscimo nas vendas das PME, realizadas através da plataforma  15%
Volume transações entre parceiros da plataforma no final do projeto  250.000€

Os resultados do projecto poderão ser aferidos pelo número de parceiros aderentes e pelas trocas comerciais que se estabelecerão entre si (B2B). A adesão de empresas relevantes nas regiões elegíveis permitirá estabelecer uma rede de “early adopters” que funcionarão como indutores da adesão de outras empresas.

A adesão de um elevado número de PME à plataforma é crucial pelo efeito de arrastamento que poderá trazer ao sector, quer no volume de negócios quer na economia de escala gerada, com efeitos positivos na diminuição de custos de contexto, dos custos em compras e nas receitas resultantes.

No que respeita aos resultados esperados na economia das regiões, pretende-se uma maior competitividade das PME do sector, agindo sobre o marketing dos produtos. O aumento da notoriedade do sector/empresas no estrangeiro, a capacitação dos empresários, os benefícios da integração em redes estrangeiras são factores dificilmente mensuráveis mas que, em última analise, se podem expressar no aumento das vendas previsto para as empresas aderentes ou no prolongamento das estadias médias nas regiões, dois dos indicadores do projecto.

Por: Cátia Silva Pinto