Enquadramento
O projeto mobilizador PT21 – Power Textile Sec XXI, inserido no Pólo de Competitividade da Moda, tem como objetivos englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresas da fileira Têxtil e Vestuário, mas também de outros sectores da economia complementares.
O projeto tem como promotor líder a TMG Automotive, sob a coordenação técnica do CITEVE, e estrutura-se em torno de sete PPS (Produtos, Processos ou Serviços) técnicos que visam o desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes áreas.
PPS 5 – ICT for Business
O objetivo do PPS 5 - ICT4busniess é o desenvolvimento de ferramentas e sistemas necessários à implementação de um novo conceito de pontos de vendas - SHOP OF THE FUTURE.
Para a concretização e demonstração do conceito, o projeto centrou-se em 5 áreas de desenvolvimento, essenciais para se alavancar, a partir dos resultados do projeto mobilizador, uma nova forma de animar e gerir o ponto de venda:
- A logística/distribuição adaptada à loja do futuro;
- Interação e atracão do cliente;
- Nova geração de cabines de prova;
- Personalização do produto em loja;
- Gestão inteligente e integrada do ponto de venda.
O desenvolvimento do conceito loja do futuro (LIVING SMART SHOP), intervindo no ponto de venda, através do desenvolvimento de conceitos e tecnologias inovadoras, permitiu:
- O enriquecimento da experiência do comprador.
- Criar impacto no negócio.
Assim, os resultados do projeto estarão patentes no espaço LIVING SMART SHOP que disponibiliza de forma integrada todos os conceitos, experiências e tecnologias desenvolvidas no projeto e que serve de validação em contexto real e de demonstração dos vários desenvolvimentos, entre eles:
- Montra interativa para motivar a entrada do cliente na loja;
- Prateleiras inteligentes que disponibilizam informação adicional sobre os produtos expostos na loja;
- Cabine de prova inteligente, com uma assistente virtual e dotada de "espelho mágico" que permite a simulação de prova de vestuário além de outras funcionalidades que motivam o cliente para a compra;
- Indicadores de negócio que permitirão a tomada de decisão na definição das novas coleções, na animação de loja, na programação de novas campanhas de comunicação ou na avaliação da performance de gamas específicas de produtos;
Este espaço permite promover a vivência da experiência na loja do futuro e ainda a comunicação do portfólio de novos serviços a assegurar pelos parceiros do projeto de forma concertada, numa lógica de apoio à implementação do conceito LOJA DO FUTURO aos potenciais clientes interessados.
No dia 3 de dezembro vai ser inaugurado o Espaço Loja do Futuro (Smart Living Shop). Para esclarecimentos contacte Elisabete Barbosa através do correio eletrónico: ebarbosa@citeve.pt ou do telefone 252 300 300.
Para conhecer o projeto PT21 – Power Textile Sec XXI em detalhe, leia o artigo “PT 21 - Powered Textiles Século 21”.