Enquadramento
Na ciência existe um potencial enorme de histórias interessantes que podem e devem ser contadas, para benefício de toda a comunidade científica e do público em geral. Mas apesar de existir capacidade para produzir conteúdos sobre ciência do tipo jornalístico – notícias, reportagens, entrevistas – ainda não existia oferta de produtos com estruturas narrativas mais complexas e cuja apresentação fosse capaz de captar a atenção de audiências significativas.
É neste contexto que surge este projecto, sendo a comunicação da ciência em diferentes formatos e suportes e o envolvimento da comunidade na divulgação científica os objetivos fundamentais do “Ciência 2.0”.
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, o projecto envolve um investimento total de 970 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 824 mil euros.
É um projeto de comunicação de ciência multiplataforma, desenvolvido na Universidade do Porto, que tem como objetivo fundamental promover um maior diálogo entre ciência e sociedade, abrindo ao público a possibilidade de participar com conteúdos de divulgação científica.
Comunicar a ciência em diferentes formatos e suportes é uma das vertentes do Ciência 2.0, que, para tal, estabeleceu um conjunto de parcerias com órgãos de informação nacionais, para alcançar públicos mais vastos e diversificados. Esta sinergia entre diferentes "media" permite trabalhar os conteúdos com níveis variados de profundidade e de forma complementar. Pretende-se com esta estratégia multimeios, tornar a ciência próxima do público e aumentar a continuidade dos conteúdos que são produzidos.
Conteúdos
Os conteúdos são desenvolvidos por uma equipa técnica dedicada em exclusivo à actividade de produção de conteúdos temáticos de comunicação de ciência, em formato multi-plataforma, envolvendo as unidades científicas e investigadores necessários em cada caso.
Os conteúdos estão estruturados em três grandes áreas interligadas:
- conteúdos audiovisuais para televisão e rádio;
- conteúdos para imprensa;
- conteúdos online.
De acordo com a estratégia definida de trabalhar os mesmos conteúdos para diferentes formatos, o online será utilizado para atingir quer um público mais jovem quer públicos que requeiram informação mais detalhada sobre os conteúdos apresentados nas outras plataformas.
Uma segunda estratégia é a sua articulação com o público escolar. Na verdade, de forma a potenciar quer o acesso à informação disponibilizada quer a produção de novos conteúdos pela comunidade é fundamental criar uma rede de utilizadores.
O contacto do projecto com os agentes educativos (professores e alunos) é feito através do envio de newsletters personalizadas para professores e alunos do ensino secundário, que manifestem o interesse na sua recepção. Pretende-se divulgar conferências, palestras e outras actividades sobre ciência a realizar em diferentes espaços em Portugal.
Participação da comunidade
Todos são convidados a participar, submetendo trabalhos de divulgação científica, sugerindo temas e ideias, colocando questões e discutindo conteúdos. O objetivo é fomentar o espírito colaborativo do público e promover um verdadeiro "conhecimento em rede". Esta filosofia torna o projeto único e inovador ao fomentar o espírito colaborativo do público e promover um verdadeiro "Conhecimento em rede".
O Ciência 2.0 assinala o seu primeiro aparecimento em público na 10.ª Mostra da Universidade do Porto, em Março de 2012, onde divulgou o projeto junto dos estudantes pré-universitários, e estimulou o seu interesse pelos conteúdos audiovisuais da área científica.
Temas
Temas variados, como a biologia, química, física, astronomia, ciência forense e arte nas ciências são tratados, para que qualquer leitor possa entender as principais questões científicas e ganhar o gosto por esta área.
Parcerias
Para não se restringir ao seio da Universidade e chegar a mais pessoas, o projeto estabeleceu um conjunto de parcerias com órgãos de informação nacionais, nomeadamente:
- RTP (Rádio e Televisão de Portugal)
- ZON Multimédia
- Lusa
- jornal Público
Resutados
A estratégia consiste em fazer com que os mesmos conteúdos possam aparecer, com adaptações, em várias plataformas em simultâneo, contribuindo assim para o aumento dos públicos em cada um dos meios. Exemplificando: se ao realizarmos um documentário, o fizermos preceder da distribuição online de algumas gravações obtidas no processo e estimularmos a discussão por forma a influenciar e construir o próprio conteúdo do documentário e se, uma vez o documentário exibido, ele permanecer de alguma forma online, aberto à discussão pela comunidade, estamos não só a aumentar o impacto temporal da actividade como ainda a cativar audiências ao longo do tempo que poderão ser superiores àquelas tipicamente associadas à televisão generalista.
Existem resultados do projecto que vão muito para além dos conteúdos produzidos e que permanecerão para a realização de iniciativas futuras, incluindo:
- Aquisição de conhecimentos sobre a produção de conteúdos de comunicação de ciência em formatos atractivos;
- Conhecimento sobre as melhores práticas de realizar a sua distribuição aproveitando as potencialidades e complementaridades das diferentes plataformas actualmente disponíveis;
- Aprofundar-se-á a ligação da universidade a quatro órgãos de comunicação social de grande relevância nacional;
- Testar-se-á o interesse dos mercados internacionais dos países de língua oficial portuguesa para este tipo de produção.
Links
O site do projeto pode ser acedido em http://www.ciencia20.up.pt/. A página do Facebook já está disponível em http://www.facebook.com/ciencia20.