Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

FEPSA – Feltros Portugueses em Hollywood

09.02.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Por ano são feitos dois milhões de chapéus em todo o Mundo: 400 mil são produzidos pela Fepsa, Feltros Portugueses, S.A..

Ao nível das vendas globais ocupa o segundo lugar a nível europeu e o terceiro lugar à escala mundial.

A Fepsa nasceu em 1969, tendo resultado do esforço de quatro industriais da chapelaria, que se associaram com vista à criação de uma empresa especializada no fabrico dos feltros, dos quais são fabricados os tradicionais chapéus de feltro.

A Fepsa - Feltros Portugueses, S.A. é uma empresa que se dedica ao fabrico e comercialização de feltros de pêlo e de lã para a indústria de chapéus, na freguesia de São João da Madeira.

É a segunda maior da Europa e a terceira maior do mundo em termos de quantidade produzida, sendo líder mundial destacada nos produtos de  gama alta.

A empresa detém cerca de 20% do mercado mundial e 35% do mercado  Americano.

A exportação é a grande porta de saída do feltro da empresa, atualmente desenvolve um projeto na área da qualificação e internacionalização de PME contando com um investimento total de € 351.336 sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em € 154.739.

O projeto pretende concretizar um conjunto de ações que visam promover os fatores competitivos críticos da empresa, essenciais para a sustentabilidade e performance do negócio. Neste contexto, é prioritário qualificar a FEPSA nas vertentes de:

  • Organização e Gestão e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • Ambiente;
  • Diversidade e Eficiência Energética;
  • Economia Digital;
  • Internacionalização;
  • Responsabilidade Social;
  • E Segurança e Saúde no Trabalho.

 
A Fepsa sendo uma empresa portuguesa altamente virada para o exterior é um sucesso em Hollywood, fabricou o feltro dos cerca de 80 chapéus que aparecem no filme “_Public Enemies_”, que conta com interpretações de _Johnny Depp e Christian Bal. Vladimir Putin, Robert De Niro, Nicolas Cage e elementos dos _Black Eyed Peas_ são algumas das personalidades que têm chapéus com feltro produzido em S. João da Madeira, onde a empresa está sedeada.

Antes de “Public Enemies”, a Fepsa também produziu os feltros dos chapéus usados por Harrison Ford no último filme da saga Indiana Jones, tendo desenvolvido duas cores: castanho e cinzento.

Chapéu Filme 'Public Enemies

Apesar do efeito que este tipo de filmes têm na promoção do uso do chapéu, este tipo de projetos são muito residuais em termos de volume de negócios, por se limitarem a pequenas quantidades.

O grosso dos 450 mil feltros produzidos anualmente na Fepsa destinam-se a grupos étnicos e a fardamentos. No primeiro grupo de clientes, os judeus ortodoxos e os cowboys são os mais frutíferos, seguidos pelos australianos, tiroleses e povos dos Andes. Ao nível de fardamentos, a Fepsa fornece feltro para os chapéus da Real Polícia Montada Canadiana, da Força Aérea da Nova Zelândia, dos carteiros e da alfândega suíços.