Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Pólo da Saúde

Pólo de Competitividade e Tecnologia da Saúde

Valorizar Portugal como um país competitivo na investigação, no fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde.

Pólo da Saúde
Video de apresentação do Pólo da Saúde

Afirmar Portugal como um país competitivo na investigação, no fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde.

Valorizar o que de melhor existe na saúde é o objectivo primordial do Health Cluster. Este Pólo de Competitividade quer marcar pontos apostando em nichos de mercado e tecnologia para exportação para os mais exigentes e relevantes clientes internacionais.

Colocar no mercado de ensaios clínicos novos fármacos; lançar novos métodos de diagnóstico; aumentar o numero de patentes internacionais, ter mais doutorados e investigadores a trabalhar em instituições de ciência, hospitais e empresas, é parte da missão do Health Cluster Portugal.

Missão

Tornar Portugal num player competitivo na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde, em nichos de mercado e de tecnologia seleccionados, tendo como alvo os mais exigentes e mais relevantes mercados internacionais, num quadro de reconhecimento da excelência, do seu nível tecnológico, e das suas competências e capacidades no domínio da inovação.

Visão

Transformar Portugal num player competitivo, na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde.

Objectivos

  • Criar um Pólo de Competitividade e Tecnologia nacional, de vocação internacional, ancorado nas competências e no potencial existente, com particular destaque para a valorização do conhecimento, tendo como alvo o mercado global
  • Promover o desenvolvimento económico e social das regiões envolvidas e do país
  • Aumentar o volume de negócios, as exportações e o emprego qualificado, na área da saúde
  • Contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde

Resultados

  • Colocar no mercado global ou em ensaios clínicos, 5 a 10 novos fármacos de origem portuguesa ou maioritariamente desenvolvidos em Portugal
  • Lançar no mercado global novos métodos de diagnóstico/dispositivos médicos inovadores, de origem portuguesa
  • Aumentar a quota de exportação
  • Ter mais de 1000 doutorados a trabalhar nas empresas ligadas à saúde
  • Criar as adequadas e propícias condições para a generalização em Portugal da investigação de translação em saúde
  • Promover e consolidar um clima de cooperação (e/ou de competição) entre os actores chave na cadeia de valor da saúde (empresas, instituições de I&DT, hospitais, entidades reguladoras e poderes públicos)
  • Promover internacionalmente Portugal enquanto player de referência na cadeia de valor da saúde
  • Melhoria das condições para o robustecimento do tecido empresarial de suporte à cadeia de valor da saúde (nomeadamente, novas empresas e investimento directo estrangeiro)