Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

TecMinho incentiva participação de start-ups portuguesas no 7º Programa-Quadro/Horizonte 2020

05.08.2014
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto visa apoiar um agregado empresarial preferencial, as start-ups de base tecnológica, de áreas baseadas em conhecimento intensivo e inovação sistemática: a biotecnologia e a nanotecnologia.

Projeto | Apoio à participação de start-ups portuguesas no Programa Capacidades do 7º PQ
Projeto | Apoio à participação de start-ups portuguesas no Programa Capacidades do 7º PQ

Projeto | Apoio à participação de start-ups portuguesas no Programa Capacidades do 7º PQ


1. Síntese


O projeto visa apoiar, primordialmente, um agregado empresarial crítico para o crescimento e internacionalização da economia nacional - as start-ups de base tecnológica - num conjunto de ações conducentes à sua integração em redes e plataformas tecnológicas europeias e à participação em projetos europeus que permitam o desenvolvimento e validação de novos produtos, processos e serviços.


Pretende-se ainda apoiar outras PME e entidades de I&D nacionais dedicadas essencialmente às áreas da nanotecnologia, biotecnologia e saúde.


1.1 Objetivos Gerais


•    Desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação através do apoio a start-ups de base tecnológica em áreas baseadas em conhecimento intensivo e inovação sistemática como a biotecnologia e a nanotecnologia.
•    Reforçar o capital de conhecimento e de inovação de outras PME, ligadas às áreas tecnológicas em apreço, através de uma aproximação estratégica a fontes do saber nacionais e internacionais e através da prestação de serviços especializados de suporte à inovação, I&D, transferência de tecnologia e propriedade industrial.
•    Promover ligações de este ecossistema de inovação, composto por start-ups, outras PME e entidades do SCTN, às principais redes de inovação internacionais e às plataformas tecnológicas europeias mais relevantes.
•    Incremento da produção transacionável e de uma maior orientação para os mercados internacionais do conjunto da economia portuguesa.
•    Alteração do perfil de especialização produtiva, renovação e qualificação de modelos empresariais.


1.2 Objetivos Específicos

Dirigido a start-ups e outras PME pretende-se:

•    Capacitar para a preparação, negociação e gestão de projetos europeus relacionados com a aquisição de I&D, propriedade industrial e serviços de inovação.
•    Apoiar na definição de estratégias de business development (incluindo as estratégias de propriedade industrial) que estejam na base das candidaturas a financiamento público.
•    Capacitar para a liderança e gestão de projetos europeus.
•    Integrar em redes internacionais de I&D e inovação, assim como em plataformas tecnológicas relevantes.


1.3 Atividades

•    Ações de promoção e informação.
•    Ações de diagnóstico, estratégia e planeamento.
•    Constituição de consórcios.
•    Preparação, negociação e submissão de projeto.
•    Coaching e acompanhamento.
•    Avaliação, promoção e difusão de resultados.
•    Gestão de projeto.



2. Apoio do COMPETE

2.1    Testemunho do promotor

Segundo Pedro Silva, Coordenador da Unidade de Comercialização de Ciência & Tecnologia da TecMinho, “o apoio do COMPETE no contexto da operação: Apoio à Participação de Start-ups Portuguesas no Programa Capacidades do 7º PQ permitiu nomeadamente lograr uma ligação estratégica da TecMinho à Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina (http://www.etp-nanomedicine.eu/public).

Esta ligação estratégica tem sido consubstanciada em:

- Esforços de promoção, atualização e consolidação do mapa europeu de Nanomedicina, evidenciando e reforçando a dimensão nacional no âmbito da Nanomedicina;

- Participação noutras atividades centrais da Plataforma, nomeadamente:

- na apresentação atempada aos delegados nacionais de suporte à Comissão Europeia das ideias da Plataforma para os programas relevantes do H2020;

- na angariação de novos membros nacionais para integração enquanto associados da Plataforma;

- no envolvimento ativo de potenciais interessados em serviços de networking e intermediação tecnológica da Plataforma, como a funcionalidade de brokerage virtual de oportunidades e perfis de colaboração para o H2020, apenas disponível para associados da Plataforma, ou o Encontro Anual que será realizado em Outubro próximo no País Vasco, e que está aberto a todos os interessados;

- Participação no arranque dos trabalhos dos grupos temáticos da Plataforma, nomeadamente nos grupos relacionados com o conceito de “Translational Hubs” definidos, a saber: “Business” e “Regenerative Medicine”. A TecMinho tem vindo a contribuir com a sua experiência em estratégias e ações de “early-stage business development”, nomeadamente aquelas que visam tecnologias e start-ups na área biomédica;

- Integração do consórcio europeu montado e coordenado pela VDI/VDE (Secretariado da Plataforma) à chamada NMP-09-2014 (“Networking of SMEs in the nano-biomedical sector”). Esta CSA (Coordination and Suppor Action) tem por objetivo materializar o conceito estruturante de um “Translation Hub” da Plataforma de Nanomedicina, como elemento central de realização do potencial e das vantagens competitivas da Europa numa das áreas mais promissoras da atualidade. A TecMinho será responsável pela gestão do “Translation Advisory Board”, uma estrutura que apoiará start-ups e PME’s a levarem as suas inovações em nanomedicina para o mercado, através de aconselhamento e coaching de peritos internacionais em translação de avanços em Medicina com nanotecnologias.

A operação tem também permitido à TecMinho aproximar-se de outras Plataformas Tecnológicas Europeias de interesse estratégico para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, como a “SusChem”, “Food4Life” ou a “Future for Textiles and Clothing”.

As Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs) são fóruns liderados pelas indústrias interessadas e têm a seu cargo a definição das prioridades de investigação numa ampla gama de áreas tecnológicas. Conforme tem sido evidenciado, as Plataformas Tecnológicas Europeias são catalisadores e agentes centrais da inovação a nível europeu, permitindo:

- formar e/ou fortalecer redes europeias;

- defender ideias e interesses próprios;

- influenciar as prioridades europeias para a agenda de atividades de I&D a financiar pelo H2020;

-  chegar a posições de liderança, de ser conhecido e de conhecer os líderes nas respetivas áreas tecnológicas;

-  formar consórcios robustos para concorrer com propostas ganhadoras em temas de interesse.”

 

2.2 Âmbito


Promovido pela TecMinho e apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de 90 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 66 mil euros.

O projeto enquadra-se nos principais desígnios estratégicos da Agenda para a Competitividade do QREN, estando orientado para estimular a qualificação do tecido produtivo, pela aposta na inovação, no desenvolvimento tecnológico, no empreendedorismo qualificado e na internacionalização e modernização empresariais.


Há também um alinhamento com o objetivo central da Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Health Cluster Portugal - Polo de Competitividade da Saúde (HCP).


3. Descrição do projeto


3.1 Enquadramento


A biotecnologia e a nanotecnologia são áreas emergentes com potencial para terem efeitos estruturantes na alteração do tecido produtivo. Não apenas pelo número de empresas nascentes em Portugal nestas áreas, mas também pelos efeitos de arrastamento que podem ter na alteração do perfil de especialização produtiva de um tecido empresarial maioritariamente ligado a sectores tradicionais, de baixa intensidade e fraca incorporação tecnológica.


A TecMinho prosseguirá um conjunto de ações de sensibilização e diagnóstico em PME tendentes a identificar necessidades e oportunidades de apoio à inovação, I&D, transferência de tecnologia, propriedade industrial e internacionalização que se traduzam em impactos significativos para a renovação e qualificação de modelos empresariais.


Atendendo ao potencial das start-ups para a valorização do sector produtivo e consequente desenvolvimento económico e internacionalização da economia portuguesa com base na inovação e no conhecimento, ao qual acrescem as necessidades específicas críticas deste agregado empresarial na sua fase de arranque e crescimento, entendeu-se oportuna a direção dos principais esforços deste projeto para este público.


O impacto do projeto depende grandemente do sucesso das ações de promoção, sensibilização, informação e difusão dos resultados do mesmo. Neste contexto, foram concebidas uma série de iniciativas pioneiras, como os concursos que se pretendem lançar, e um conjunto de eventos de promoção e divulgação. Estas ações foram desenhadas para envolverem um conjunto de parceiros estratégicos que em muito contribuirão para o seu sucesso, destacando-se a Agência da Inovação, o IAPMEI, a Enterprise Europe Network, o GPPQ, o Avepark, o Biocant, o Health Cluster Portugal, as 5 Plataformas Tecnológicas Europeias e os seus pontos de contacto nacional, a Universidade do Minho e outras entidades do SCTN a envolver.


3.2 Programa de Ação


O Programa de Ação está dividido em 3 grandes linhas de intervenção:

1. Promoção, Informação e Difusão de Resultados

Irão ser concebidas iniciativas, eventos e ações destinadas a promover, envolver e beneficiar os grupos-alvo destinatários deste projeto:

•    As start-ups

No sentido de dinamizar a participação de start-ups em programas de financiamento europeu serão lançados concursos de ideias de projetos de I&D que irão premiar a melhor ideia a concurso nas regiões Norte e Centro. O acesso aos concursos irá requerer um registo, o qual dará acesso a informação e documentação não confidencial gerada pelo projeto. Este registo permitirá à TecMinho direcionar as ações de promoção, informação e divulgação dos resultados de forma personalizada para as start-ups subscritoras.

No que respeita as start-ups diretamente beneficiárias das atividades de consultoria especializada programadas, serão realizadas sessões presenciais individuais para sensibilização e informação sobre metodologias, planos e documentação relevante para a correta execução da intervenção.

A participação das start-ups em redes e plataformas tecnológicas será incentivada através de espaços dedicados nos eventos, reuniões presenciais e mailings. A informação sobre redes e plataformas tecnológicas será disponibilizada no site do projeto. As funcionalidades de registo irão ainda incluir um conjunto de questões para alinhamento de interesses em relação a redes e plataformas tecnológicas.

•    As restantes PME

Será criada uma área de registo para identificar necessidades/oportunidades de I&D que possam dar origem a projetos internacionais e a serviços de apoio à I&D e inovação. As ações de promoção e informação irão também prever um conjunto de visitas a empresas.

A participação de outras PME nos eventos, em redes e plataformas tecnológicas será incentivada através de espaços dedicados nos eventos e através de contactos personalizados, reuniões presenciais e mailings. A informação de interesse sobre redes e plataformas tecnológicas será disponibilizada no site do projeto.

•    As entidades do SCTN e os investigadores principais

Serão realizadas ações de promoção e sensibilização direcionadas a entidades do SCTN que apresentem competências de I&D alinhadas com as principais necessidades das start-ups diretamente beneficiárias. Os eventos de promoção e divulgação também estarão abertos à participação deste grupo-alvo.

Este grupo-alvo também será objeto de incentivo e ações destinadas a promover a sua participação em plataformas tecnológicas relevantes.

•    Os alunos finalistas e os investigadores juniores

Será promovido um concurso para envolvimento deste grupo-alvo nos trabalhos das equipas de preparação de projetos.

2. Diagnóstico e Capacitação

Estas ações incluem metodologias desenvolvidas pela TecMinho nos seus serviços de apoio à I&D e inovação, assim como o know-how acumulado pela equipa em tópicos especializados, nomeadamente análise estratégica, business development, propriedade industrial, avaliação do potencial de empresas e tecnologias early-stage, avaliação do potencial de I&D, análise de mercado. Estas ações visam as start-ups diretamente beneficiárias, as quais serão envolvidas numa série de sessões de diagnóstico, capacitação e coaching para a preparação, coordenação e gestão de parcerias de I&D internacionais sustentadas em financiamento público.

Ainda que com menor afetação de recursos, estas ações envolverão outras start-ups não visadas diretamente e outras PME que demonstrem interesse na intervenção deste projeto.
As ações de diagnóstico e capacitação serão articuladas para a definição de equipas de projeto que integrem entidades do SCTN, investigadores principais e alunos finalistas/investigadores juniores da Universidade do Minho.

Na vertente de capacitação, e no caso das empresas com candidaturas aprovadas, serão realizadas sessões de coaching personalizado para a coordenação e gestão de projetos europeus.

3. Preparação e Acompanhamento de Candidaturas

Estas ações terão fases e metodologias próprias no momento de preparação, as quais serão devidamente afinadas entre a TecMinho e a entidade consultora internacional a envolver.
A TecMinho poderá ainda prestar assistência a outras empresas PME interessadas em questões relacionadas com a preparação de candidaturas.


3.3 Resultados e Impactos


O impacto do projeto e os seus principais resultados refletir-se-ão, de forma mais notória, no agregado empresarial eleito para este projeto: as start-ups baseadas em conhecimento intensivo. Apesar de instrumentalmente o projeto visar o aumento da participação deste agregado em projetos, redes e plataformas tecnológicas europeias, o impacto do projeto irá muito além do número de candidaturas submetidas por parte deste agregado específico e das redes e plataformas que ele venha a integrar.

Com efeito, as start-ups visadas serão apoiadas de forma extensiva em todo o trabalho necessário para a identificação de oportunidades de financiamento, preparação de candidaturas competitivas e gestão de projetos aprovados, incluindo:

- o diagnóstico e sistematização da estratégia empresarial e da situação competitiva da empresa;

- a definição das estratégias de business development mais adequadas às empresas;

- o diagnóstico do potencial de ideias de projeto;

- o planeamento de financiamento público europeu alicerçado nas estratégias de business development num período de referência de 2 anos;

- o planeamento estratégico de candidaturas a submeter no curto prazo;

- a capacitação para coordenação e gestão de projetos europeus;

- a capacitação para definição de planos ativos de gestão da inovação, propriedade industrial e valorização e divulgação de resultados no âmbito de projetos financiados.

Espera-se que com os trabalhos de apoio estratégico a start-ups se ajude estas empresas a ultrapassarem com sucesso a fase de arranque, como também contribuir para aumentar a viabilidade e potencial destas empresas, em termos de valor de mercado, assim como para acelerar o seu crescimento e penetração em mercados internacionais.

Apesar do agregado start-up estar normalmente associado a entidades do SCTN, perspetiva-se o alargamento das ligações estratégicas destas empresas a entidades do SCT nacionais e internacionais, assim como a outros parceiros de desenvolvimento tecnológico, de forma a criar parcerias que acelerem o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços de elevado conteúdo inovador.

O projeto produzirá efeitos importantes num conjunto alargado de PME, contribuindo de forma inequívoca para o aumento da sua competitividade com base em apostas estratégicas na inovação, desenvolvimento tecnológico e propriedade industrial. Neste contexto, e apesar do projeto incidir especialmente nas start-ups, a TecMinho não deixará de apoiar e promover a participação de outras empresas nos Programas, Redes e Plataformas Tecnológicas Europeias que irá promover.

Espera-se que o projeto tenha impacto e incidência especial naquelas PME que se possam dedicar ou beneficiar de atividades de I&D nas áreas tecnológicas estratégicas do projeto - a biotecnologia e a nanotecnologia - independentemente dessas empresas poderem constituir-se como desenvolvedores, tomadores ou utilizadores de resultados de investigação dessas áreas. As PME alvo serão "arrastadas" para autênticas plataformas de I&D e inovação aberta, que serão concebidas de forma sinergética com as várias dimensões da intervenção.

Tendo como referência o papel da TecMinho enquanto estrutura de interface da Universidade do Minho, a entidade conta com elevada experiência na valorização e comercialização de Ciência & Tecnologia de entidades públicas de I&DT. Neste contexto a TecMinho não poderia deixar de beneficiar um conjunto de entidades do SCTN no presente projeto.

Espera-se que os investigadores principais beneficiem largamente do seu envolvimento em Redes e Plataformas Tecnológicas, quer em termos da geração de novas ideias para investigação e projetos decorrentes, como na identificação de potenciais parceiros para novos projetos de investigação.
O projeto pode, ainda, contribuir para que a comunidade de alunos finalistas e investigadores juniores da Universidade do Minho  cultive um maior espírito empreendedor e aumente a sua empregabilidade através da aquisição de competências muito específicas, nomeadamente ao nível da definição estratégica de projetos, planeamento e preparação de propostas competitivas.

Por último, este projeto é uma oportunidade única para a TecMinho intensificar a sua aposta na definição, criação e consolidação de parcerias internacionais estratégicas para o negócio e a competitividade dos seus clientes e para a valorização da Ciência & Tecnologia da Universidade do Minho, utilizando instrumentalmente um mix de Programas, Redes e Plataformas Tecnológicas Internacionais para o efeito. É também a oportunidade para desenhar e lançar um conjunto de iniciativas, modelos e metodologias inovadoras que permitam continuar a sua afirmação como uma entidade pioneira a nível internacional.


4. Links

•    Site

•    Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina

 

•    Oportunidades H2020, redes e plataformas

•    Página oficial da Comissão Europeia

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem