Com o objetivo de incentivar as pesquisas e alicerçar o conhecimento no âmbito da ligação entre o vinho e a saúde, a Aveleda criou um Prémio de Investigação, cuja primeira edição arranca em Setembro.
O prémio Aveleda «Vinho Branco & Saúde» será entregue ao projeto cujo contributo seja o mais relevante para o conhecimento entre o consumo moderado de vinho branco e os seus efeitos benéficos para a saúde. O júri que avaliará os trabalhos apresentados será composto por Tim Hogg (Universidade Católica), Nuno Borges (FCNA – Universidade do Porto), Isabel Braga da Cruz (PortugalFoods) e Martim Guedes (Aveleda).
Poderão participar nesta iniciativa alunos universitários, de forma individual ou em equipa, institutos de investigação e outras entidades que tenham interesse pelo tema. O prémio atribuído será uma bolsa de investigação no valor de 4.000€, sendo aceites estudos Epidemiológicos ou Mecanísticos.
O consumo moderado de vinho, nomeadamente de vinho tinto, tem sido apontado, nas últimas décadas, por estudos como sendo potencialmente benéfico para a saúde. Contudo e nos últimos anos, novas investigações dão um enfoque especial ao vinho branco ao qual é atribuído um potencial idêntico ou mesmo superior ao dos vinhos tintos no que a efeitos benéficos para a saúde diz respeito, nomeadamente no seu efeito antioxidante.
A Aveleda tem, desde sempre, procurado fomentar iniciativas que promovam o desenvolvimento do sector vitivinícola nacional, nas suas diversas áreas de intervenção, como é disso exemplo o prémio Aveleda «Vinho Branco & Saúde».
Os projetos poderão ser apresentados até dia 31 de Março de 2013.
Para mais informações, contacte por favor:
Chantal Guilhonato
Tel: 255718200 / e-mail: chantal.guilhonato@aveleda.pt