No âmbito do projeto Empresas e Biodiversidade-Mundo Rural, a Quercus selecionou alguns sectores que pelo seu dinamismo, peso na economia e também pela inovação e existência de boas práticas ambientais reconhecidas, podem ter um papel mais ativo e influência no mundo rural, na sociedade em geral e nos mercados. A Vitivinicultura e o Vinho são sectores de grande importância para a economia nacional, mas por outro lado a vinha é um tipo de produção responsável pelo uso de grandes quantidades de agro-químicos. Assim, focar práticas ambientais pró-biodiversidade na vitivinicultura, a importância de manter um mosaico de paisagem que garanta alternância das vinhas com vegetação natural e semi-natural, bem como outras formas de contribuir para a sustentabilidade da fileira do vinho são os objetivos principais deste encontro, que se estrutura sobre a lógica Investigação ? Conhecimento ? Ação ? Comunicação ? Valorização.
Este evento tem como objetivo focar práticas ambientais pró-biodiversidade na vitivinicultura, a importância de manter um mosaico de paisagem que garanta alternância das vinhas com vegetação natural e semi-natural, bem como outras formas de contribuir para a sustentabilidade da fileira do vinho.
A ADVID, enquanto entidade gestora do Cluster dos Vinhos da Região do Douro, estará presente no seminário com uma comunicação realizada pela Engª Cristina Carlos que abordará os projetos em curso no Douro sobre biodiversidade funcional em viticultura. No workshop a ADVID também participará na mesa redonda sobre o tema "Comunicar a biodiversidade/sustentabilidade e acrescentar valor", através do Dr. António Graça.
As inscrições são gratuitas