Presidida pelo Ministro da Economia e da Inovação, realizou-se, no dia 22 de Abril, no Auditório da Associação Industrial do Minho, a sessão de assinatura de contratos dos projectos aprovados de Núcleos de I&DT, referentes ao concurso de 2007, que decorreu de 15 de Novembro de 2007 a 31 de Janeiro de 2008.
Foram contratualizados 19 projectos, cujos investimentos visam desenvolver as competências internas das empresas promotoras, na área da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e de Gestão da Inovação, mediante a constituição de equipas especializadas, com características de permanência e dedicadas exclusivamente a actividades de I&DT.
São projectos dos sectores da Indústria e Serviços que, no seu conjunto, envolvem um volume de investimento total próximo dos 12 milhões de euros, dos quais 4,3 milhões de euros correspondem a incentivos QREN (FEDER).
São abrangidos diferentes tipos de actividade, com destaque para as Tecnologias de Informação e Comunicação, que contam com 7 dos projectos contratados.
Os Núcleos de I&DT a criar inserem-se em empresas das regiões Norte e Centro, sendo que é no Norte que se localiza a grande maioria dos investimentos (79% dos projectos aprovados e 74% do investimento elegível).
Relativamente à dimensão das empresas promotoras, sendo todas elas PME, é de realçar o peso das micro e pequenas empresas, responsáveis por 68% dos projectos e 60% do total do investimento a realizar.
Refira-se, ainda, que dos 19 projectos, 10 foram aprovados no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, 6 no Programa Operacional Factores de Competitividade e 3 no Programa Operacional Regional do Centro.
Sessão de Assinatura de Contratos - Apresentação