Pela primeira vez no seu historial, o programa de internacionalização da AEP - Associação Empresarial de Portugal contempla este ano a Indonésia, o quarto país em termos populacionais e a 16.ª economia do mundo. A incursão de estreia acontecerá entre 14 e 18 de outubro e será uma das mais de quatro dezenas de ações de promoção externa previstas no programa associativo de internacionalização “Business on the way” de 2013, co-financidado pelo Compete ao abrigo do QREN.
Na organização desta missão empresarial, de âmbito multissectorial, a AEP conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Indonésia-Portugal, que tem vindo a desenvolver uma meritória atividade em prol do reforço do comércio bilateral e na deteção de oportunidades de negócio adequadas à oferta das empresas nacionais.
A iniciativa está, por isso, aberta à participação de operadores económicos dos mais variados sectores, tantas e tão diversificadas são as oportunidades já sinalizadas. Entre outros, o mercado indonésio pode ser um destino apetecível para os fabricantes portugueses dos sectores automóvel e componentes; energia; química; máquinas para a indústria; saneamento e ambiente; tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE); consultoria; pescas e estaleiros navais; moldes e plásticos; mármores; cortiça; alimentação e bebidas; e calçado e vestuário de gama alta. A isto acrescem as empresas que se possam enquadrar com os projetos das autoridades indonésias na área da construção e manutenção de infraestruturas energéticas, rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias.
Sendo o quarto país mais populoso do mundo, com quase 250 milhões de habitantes (cerca de 86% da população professa o Islamismo, 9% é cristã e 2% é hindu), a Indonésia tem hoje o 16.º PIB mundial, que há mais de uma década cresce, ininterruptamente, a um ritmo anual da ordem dos 5-6%. Em 2012, subiu 6,2%, ligeiramente abaixo de 2011 (6,5%). O consumo privado, que registou um aumento de 5,3% o ano passado (cerca de 55% do PIB), deverá continuar a desempenhar o papel de principal motor do crescimento, prevendo-se que ele atinja uma média anual de 5,4% entre 2013 e 2017.
Trata-se de um grande país, membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), com uma localização privilegiada, entre o Sudeste Asiático e a Austrália. Espalha-se por 17.500 ilhas e faz fronteira com 10 países, mas a missão da AEP vai ficar-se pela capital, Jacarta, com quase 10 milhões de habitantes.
As relações comerciais luso-indonésias não são ainda muito estreitas e a balança comercial é desfavorável a Portugal. De acordo com dados de 2011, mais de metade (53%) das exportações daquele país asiático seguiam para o Japão, China, Singapura, EUA e Coreia do Sul, sendo o nosso país somente o 65.º destino das vendas indonésias no exterior (0,06%).
Na lista de fornecedores, pontuam os mesmos cinco países, que respondem por 54% da procura externa da Indonésia, enquanto Portugal ocupa a 70.ª posição (0,03%). Em linha com esta realidade, a Indonésia é o nosso 81.º cliente e representa apenas 0,03% do total das exportações nacionais, sendo o nosso 59.º fornecedor, ao responder por 0,1% das compras portuguesas ao exterior.
Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
João Antunes
Gestor de Mercado Asiático
Tel.: 22 998 17 77; Tlm.: 96 462 60 66; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: joao.antunes@aeportugal.pt