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APICER atribui selo da cerâmica portuguesa a 14 empresas

01.04.2014
  • Compete , Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

O Selo “Ceramics Portugal Does It Better” visou prestigiar e valorizar a produção de cerâmica em Portugal, conferindo um reconhecimento à excelência das empresas em diversos níveis, reforçando a sua notoriedade e promovendo a imagem do setor em contextos internacionais.

APICER
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1. Enquadramento no COMPETE

O selo “Ceramics Portugal Does It Better” insere-se no projeto “Cerâmica Portugal – Cooperar e promover”, uma iniciativa da APICER, cofinanciada entre 2011 e 2013 pelo FEDER através do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade.

Este projeto insere-se no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio às Ações Colectivas), em alinhamento com a Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável tendo envolvido um investimento elegível de cerca de 715 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 501 mil euros.

2. Contexto

A marca “Ceramics Portugal Does It Better” (nas variantes Gold e Silver) foi registada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (conforme publicação no Boletim da Propriedade Industrial n.º 2013/03/28).

Após a elaboração do respetivo regulamento e da subsequente constituição do Comité de Avaliação (que integrou representantes do CTCV, Universidade de Aveiro, ESAD.CR, CENCAL e APICER), foram abertas as candidaturas às empresas do setor que, depois de devidamente analisadas e classificadas, deram origem à lista das primeiras 14 empresas que podem ostentar o selo.
A entrega de insígnias decorreu em Cerimónia Pública que teve lugar em 24 de maio de 2013, no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha.

Nesta sessão realçou-se que a cerâmica é um sector em que a componente intangível do produto é, cada vez mais, relevante ao nível do design, inovação e criatividade, assim como na própria imagem que vende.

Trata-se de uma área onde as associações empresariais, nomeadamente as sectoriais, têm sido bastante dinâmicas, na utilização dos fundos comunitários para a sua promoção e divulgação. A internacionalização é determinante para este sector sendo que a abertura dos mercados é benéfica, nomeadamente para economias pequenas como a portuguesa.

3. Empresas distinguidas

As empresas distinguidas, que representam os principais materiais cerâmicos produzidos, desde as telhas, pavimentos e revestimentos, louça sanitária e cerâmica utilitária e decorativa, foram as seguintes:

  • CT – Cobert Telhas,
  • CS - Coelho da Silva,
  • Umbelino Monteiro,
  • Cinca,
  • Cliper,
  • Recer,
  • Revigrés,
  • Roca,
  • Sanitana,
  • Porcelanas da Costa Verde,
  • Matcerâmica,
  • Perpétua Pereira & Almeida (São Bernardo),
  • Porcel,
  • Vista Alegre.

No âmbito de uma segunda fase de candidaturas, aquele conjunto de empresas foi posteriormente alargado à empresa Grés Panaria.

4. Ações Promocionais

Este processo teve a sua sequência com a escolha de dois mercados-alvo – Suécia e Marrocos –, para a realização de ações promocionais com a presença de algumas das principais empresas exportadoras portuguesas do setor cerâmico, designadas de “Semanas da Cerâmica”.

Neste contexto, foi realizada a “Semana da Cerâmica” em Estocolmo, entre os dias 11 e 13 de junho de 2013, no centro de eventos e conferências 7A, na Strandvägen, com a participação de onze empresas produtoras de materiais cerâmicos (pavimentos e revestimentos cerâmicos, louça utilitária e decorativa e telhas cerâmicas), todas elas distinguidas com a insígnia “Ceramics Portugal Does It Better.    Acção APIVER 

 

Acção Marrocos Portugal does it better A segunda iniciativa de promoção e divulgação do selo “Ceramics Portugal Does It Better” teve lugar em Rabat e Casablanca, nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, com uma missão empresarial em que estiveram representadas dez empresas produtoras de pavimentos e revestimentos cerâmicos, telhas cerâmicas e cerâmica utilitária e decorativa.


5. Resultados

De referir que estas iniciativas tiveram uma ampla cobertura por parte da comunicação social e redes sociais, com mais de uma centena de referências. Para além das informações publicadas na imprensa e redes sociais, foram notícia na RTP nas edições de 21/03/2013 e 24/05/2013 do Programa “Bom Dia Portugal”. Também em Marrocos esta iniciativa foi notícia na imprensa e televisão marroquinas.

As exportações portuguesas de produtos cerâmicos para a Suécia e Marrocos registaram, em 2013, crescimentos de 25,1% e 57,7%, respetivamente, em relação ao ano de 2012.

A divulgação do selo “Ceramics Portugal Does It Better” terá a sua continuidade em Mississauga (Toronto) – Canadá, em evento a realizar entre os dias 27 e 30 de maio de 2014.

O Canadá constitui um dos principais mercados extracomunitários de destino das exportações portuguesas de produtos cerâmicos. Em 2013 as nossas exportações de materiais cerâmicos com destino ao Canadá atingiram os 6,4 milhões de euros, traduzindo-se numa variação de 16,3% face ao ano de 2012.

A dinâmica exportadora da cerâmica portuguesa está patente nos resultados obtidos em 2013, ano em que as nossas exportações de produtos cerâmicos ascenderam a 600,5 milhões de euros e chegaram a 154 mercados internacionais. Em termos de áreas de destino, 65,9% do valor total correspondeu ao mercado Intra União Europeia e 34,1% ao mercado Extra União Europeia.

O saldo da nossa balança comercial de produtos cerâmicos ultrapassou os 510 milhões euros em 2013, o que lhe confere o estatuto de 8.º setor (de entre os 99 capítulos da NC) com contribuição mais positiva para a balança comercial portuguesa.

O bom desempenho das exportações de produtos cerâmicos reflete-se também na taxa de cobertura das importações pelas exportações, que em 2013 atingiu os 664% e constituiu o 3.º registo mais elevado de entre os 99 capítulos da NC.

6. Links

Site da APICER - http://www.apicer.pt/apicer/
Portal da Cerâmica - http://www.ceramica.pt/
Cluster Habitat Sustentável: http://www.centrohabitat.net/pt

Para conhecer mais projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/SIAC/Projetos que Apostamos".

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. 

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação