Cada ação receberá um montante máximo de 700 000 EUR que poderão ser utilizados para reforçar as atividades de promoção da mobilidade urbana sustentável, tais como formação em matéria de ciclismo, a utilização partilhada do automóvel e atividades lúdicas para crianças, entre outras.
«Criar uma cultura de mobilidade urbana sustentável constitui um desafio», declarou o Vice-Presidente da Comissão Europeia Siim Kallas, responsável pelos Transportes.
«Mas após o sucesso do primeiro convite à apresentação de candidaturas em 2012, sabemos que há inúmeros europeus dispostos a aceitar esse desafio. Queremos apoiar o maior número possível de entre eles, ajudando-os a proceder a mudanças positivas entre o grande público.»
Desde o lançamento da campanha em 2012, foram registadas no sítio Web central, www.dotherightmix.eu, cerca de 380 ações de mobilidade urbana sustentável.
As ações em curso e as ações futuras constam do inovador Mobility Map, que dá visibilidade aos ativistas à escala europeia. O segundo convite à apresentação de candidaturas recebeu 74 candidaturas de 18 países elegíveis. O terceiro e último convite à apresentação de candidaturas no âmbito da mobilidade urbana sustentável abrirá em março de 2014.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, eram elegíveis para apresentação de candidaturas grupos de indivíduos, bem como entidades não comerciais (escolas, ONG, administrações públicas, etc.). Contudo, os ativistas da Bulgária, Grécia, Itália, Letónia, Roménia e Reino Unido não foram convidados a apresentar candidaturas, visto que estes países já beneficiaram de apoio específico para a criação de campanhas nacionais.
Os candidatos vencedores foram selecionados por um painel de juízes especializados com experiência no domínio da mobilidade sustentável.
A campanha da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável está associada à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos de 16 a 22 de setembro e culmina com o dia «Na cidade sem o meu carro!».
A campanha é financiada através do Programa Energia Inteligente — Europa – o programa da UE de apoio a ações não tecnológicas no domínio da eficiência energética e das fontes de energia renováveis.