Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A indústria gráfica e transformadora do papel vai “Inovar para Vencer”

04.11.2013
  • Compete
  • Acções Colectivas

É esta a assinatura do projeto da APIGRAF - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel, apoiado pelo COMPETE.

Projecto "Inovar para Vencer"
Projecto "Inovar para Vencer"

Enquadramento no COMPETE

O projeto da APIGRAF - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel insere-se no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 317 mil euros.

Síntese

O projeto “Inovar para Vencer” vai posicionar a indústria gráfica e transformadora de papel e as empresas que nela operam num caminho que lhes permita ajustar os seus modelos de negócios mais consentâneos com o que o mercado procura.

Pretende-se fazer um enfoque na conceção de uma nova orientação das empresas do setor, com especial incidência das empresas das regiões NUTS II, baseadas numa estratégia de suporte ao desenvolvimento do setor em Portugal.

Com o projeto “Inovar para Vencer”, a apigraf propõe-se realizar um conjunto de iniciativas inovadoras do maior relevo para os setores das indústrias gráficas, de comunicação visual e transformadoras do papel, ao longo do biénio 2013-2014.

A aposta centra-se na dinamização de iniciativas que:

  • promovam a disseminação de conhecimentos e de experiências empresariais;
  • dinamizem a criação de práticas positivas;
  • induzam efeitos potenciadores de arrastamento de novas formas de desenvolvimento de negócios no setor e, em particular, nas regiões do Norte, Centro e Alentejo.

Descrição

O projeto “Inovar para Vencer”, promovido pela APIGRAF - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel, visa a definição de um caminho estratégico para a fileira do setor - Indústria Transformadora de Papel e Indústria Gráfica - com especial incidência nas empresas das regiões NUTS II, acompanhado de um conjunto de ações que promovam a inovação, o empreendedorismo e o espírito empresarial das empresas e empresários/empreendedores da Região NUTS II, em três grandes vertentes:

1. Promoção do Negócio, desenvolvendo iniciativas que visem reforçar a competitividade e a qualidade da oferta nacional, redefinindo modelos de negócio e alargando a intervenção das empresas na cadeia de valor do setor;

2. Promoção da Inovação, desenvolvendo iniciativas que visem criar redes de conhecimento e de experiência, diversificando e introduzindo inovação nas áreas de intervenção das empresas e nos seus produtos/serviços oferecidos ao mercado;

3. Promoção da Cooperação, desenvolvendo iniciativas que visem criar ambientes favoráveis à promoção da transferência de conhecimentos e da aplicação de práticas empresariais que estimulem a realização de mais negócios em conjunto, de maior dimensão e, igualmente, que tenham em vista a internacionalização.

Objetivo estratégico

Consiste em definir uma nova orientação estratégica para as empresas do setor, por forma a estimular as empresas a incorporarem eixos de inovação nos seus modelos de negócio e formas de intervenção no mercado, com particular incidência nas empresas das regiões do Norte, Centro e Alentejo, podendo conduzir:

- ao surgimento de novos modelos de negócios, orientados para a procura (cliente);
- à adoção de novos processos e novas tecnologias;
- ao redireccionamento para novos clientes e novos mercados;
- ao alargamento da cadeia de valor, quer a montante ao nível da conceção, da engenharia, I&D, quer a jusante ao nível do mercado, da inovação, no produto, entre outros;
- ao estabelecimento de novas parcerias ou redes de cooperação com outros players de mercado, garantindo a geração de valor acrescentado para o setor e efeitos positivos de arrastamento na economia;
- à diferenciação de formas de atuação distintas consoante a localização onde se inserem as empresas.

Actividades

O projeto “Inovar para Vencer” compreende o desenvolvimento das atividades infra:

  • Estudo Estratégico e de Inovação do Setor, concretizando um diagnóstico competitivo do setor, com incidência nas Regiões Norte, Centro e Alentejo da NUTS II, o qual pretende suportar o desenho prospetivo do rumo estratégico para o setor;
  • Implementação de um Sistema de Informação e Inovação, visando a recolha e produção de informação relevante para o setor e para o negócio das empresas e outras organizações da fileira;
  • Ações de demonstração empresarial, visando a identificação e disseminação de boas práticas empresariais, através de exercícios de benchmark de casos de sucesso ao nível da inovação, diferenciação (tecnológica e não tecnológica) e internacionalização;
  • Promoção de práticas de cooperação, visando a criação de uma plataforma de informação sobre formas e oportunidades de cooperação entre empresas;
  • Conceção e lançamento do Prémio apigraf, recorrendo à organização de evento com visibilidade pública concorrendo, desse modo, para a promoção do setor junto do mercado, dos opinion makers, marketeers, clientes e sociedade em geral;
  • Conceção e lançamento do Prémio Inovação Regiões, a atribuir a uma empresa de uma das regiões elegíveis do projeto (Norte, Centro e Alentejo) que se destaque pela sua excelência na inovação e desenvolvimento, quer ao nível do produto, quer ao nível do desempenho na sua área de negócio;
  • Afirmação da presença da representação e defesa do setor nas organizações internacionais com as quais a apigraf se relaciona;
  • Promoção dos resultados obtidos, através de uma ampla disseminação com recurso a múltiplos veículos comunicacionais.

Ponto de situação

O projeto “Inovar para Vencer” encontra-se já em curso, tendo sido dinamizadas duas sessões, em 12 e 16 de setembro de 2013, no Porto e em Lisboa, de apresentação/ lançamento do “Estudo Estratégico e de Inovação”, com a presença e interação de empresas do setor.

Esta apresentação esteve a cargo, respetivamente, de Hermano Rodrigues e Gonçalo Caetano, consultores responsáveis pela coordenação da equipa da Augusto Mateus & Associados, entidade que irá levar a cabo o Estudo. O relatório preliminar do Estudo foi tornado público nas sessões e os consultores tiveram oportunidade de recolher opiniões e esclarecer dúvidas junto dos empresários presentes. Foi ainda realçada a importância da participação dos empresários ao longo dos focus groups a dinamizar, com o objetivo de recolher inputs para que as conclusões, a apresentar no próximo ano, apontem rumos e vias estratégicas consentâneas com a realidade do tecido empresarial do setor em Portugal, as quais serão alvo de ampla disseminação.

Por Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.