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A inovação chega ao mercado de chocolates

21.10.2014
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • I&DT

Conheça o projeto “healthyBonbons” que promete fabricar bombons saudáveis com reduzido teor calórico e propriedades funcionais.

projeto “healthyBonbons”
projeto “healthyBonbons”

1.    Síntese

A AJEM Pastelarias Lda é uma PME reconhecida no mercado nacional pela sua proactividade e capacidade de inovar na área da produção de chocolate. A sua postura de inovação é alavancada num esforço continuado de investigação sobre a utilização de novos ingredientes e de novas técnicas de trabalho do chocolate, que se suporta em parcerias estratégicas com instituições do meio cientifico e tenológico português.

Foi neste contexto que surgiu, em 2013, o projeto healthyBonbons, desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciência e Engenharia dos Biossistemas do Instituto Superior de Agronomia.

Com um padrão de crescimento uniforme, o mercado mundial de chocolates tem-se caracterizado pela diversificação de produtos, por uma regulação mais exigente e por uma maior consciencialização dos consumidores em relação a produtos saudáveis.

Neste mercado os bombons são um produto de procura generalizado sendo o seu consumo condicionado por questões dietéticas.

 

Ficha Resumo

Acrónimo: healthyBonbons

Título: Bombons saudáveis com reduzido teor calórico e propriedades funcionais, com aplicação de quitosano

Áreas Tecnológicas: Tecnologias Agrárias e Alimentares

 

2.    Enquadramento no COMPETE

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “healthyBonbons” envolveu um investimento elegível de 185 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 130 mil euros.

 

3.    Descrição

O projeto healthy Bonbons visa desenvolver linhas de bombons inovadoras, suportadas em 3 eixos fundamentais:

  1. características funcionais,
  2. durabilidade
  3. e variedade.

Na vertente funcional serão desenvolvidos recheios de baixo nível calórico, elevado teor de fibra e potencial antioxidante e com propriedades funcionais.

No eixo da durabilidade, pretende-se dilatar o período de validade de forma a alcançar mercados internacionais de maior dimensão garantindo simultaneamente uma elevada qualidade sensorial e a ausência do recurso a conservantes.

No eixo variedade pretende-se uma seleção de recheios de produtos nacionais de inquestionável qualidade e reconhecimento no mercado externo: pera rocha, maçã de Alcobaça, medronho, azeite, mel, etc.

O projeto encontra-se atualmente no terceiro semestre de execução, com resultados alinhados com as espectativas iniciais, que têm suscitado o interesse de múltiplos agentes deste mercado.

Conforme refere o responsável do projeto, António Melgão “para estes resultados é de salientar a importância do programa COMPETE, que contribuiu de forma direta, no apoio ao recrutamento de mão-de-obra especializada e aquisição de recursos tecnológicos e de forma indireta, no reconhecimento pelo mercado do selo de qualidade que o programa proporciona”.

Alinhado com este plano, a espectativa do promotor é disponibilizar comercialmente várias linhas de bombons saudáveis no decorrer do próximo ano.

 

4.    Conclusão

O mercado mundial de chocolates devera manter um crescimento médio de 2% ano nos próximos 5 anos, caracterizado por uma tendência de diversificação de produto, uma regulação mais exigente e uma maior consciencialização dos consumidores em relação a produtos saudáveis, que fará com que se produza cada vez mais produtos sem conservantes. Espera-se o aumento da presença dos fabricantes de chocolate artesanal, seguindo-se a diferenciação para nichos muito específicos como é o caso dos diabéticos e celíacos.

Neste mercado os bombons são um produto de procura generalizado sendo o seu consumo condicionado por questões dietéticas.

Neste contexto, o presente projeto enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da empresa visando:

i)          Diversificar o seu portfólio, incrementando competências e capacidade de resposta para ao sector do chocolate, nomeadamente dos bombons;

ii)         Potenciar comercialmente a plataforma de resposta técnica, conseguida com o objetivo da alínea a), através da cooperação internacional, a desenvolver no âmbito de um projeto EUREKA (em elaboração);

iii)        Promover a cultura interna de inovação, desenvolvendo e aprofundando ligações fortes à I&D, trabalhando em estreita colaboração com parceiros empresariais, Universidades e Institutos do Sistema Cientifico e Tecnológico.

Com este projeto, a empresa promotora ambiciona consolidar a sua presença na oferta de bombons, apresentando um novo posicionamento para estes produtos através de um enquadramento na área dos produtos com benefício na saúde, com impacto direto no mercado nacional e com características de exportabilidade muito marcadas. O recurso a técnicas inovadoras de conservação dos recheios (barreira de quitosano) será outro dos contributos para alcançar estes objetivos, pois permitirá prolongar o tempo de vida útil dos produtos sem recorrer a conservantes, o que contribuirá para um melhor posicionamento em termos de redes de exportação deste tipo de produtos.

 

 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT , consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT , consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem