Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ACTIPEP | Projeto de investigação que se centra na melhoria nutricional de alimentos, através da utilização de subprodutos

24.06.2013
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Resíduos até aqui subvalorizados, nomeadamente o soro obtido na produção de queijo e a levedura de cerveja, dão origem a novos extratos peptídicos, que revelam características biológicas únicas.

ACTIPEP
ACTIPEP

Tendo em vista a obtenção de ingredientes alimentares que possuam bioatividade e elevado valor nutricional, e dando resposta à necessidade das empresas (nomeadamente indústria de lacticínios e cervejeira) em utilizar e valorizar economicamente o elevado volume de subprodutos, com consequente redução do impacto ambiental, surge o projeto ACTIPEP.
 
Trata-se de um projeto em consórcio, cujo promotor líder é a Saloio, e foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina do Porto e com as empresas Unicer, Frulact e Biostrument, contando também com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Consórcio do Projeto
 
O projeto ACTIPEP teve enquadramento no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) na vertente de projetos em co-promoção apoiado pelo COMPETE com um Investimento elegível de 418 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 291 mil euros.
 
 
ACTIPEP
Trata-se de uma investigação que se centra na melhoria nutricional de alimentos, através da utilização de subprodutos, nomeadamente o soro obtido na produção de queijo e a levedura de cerveja. Através destes resíduos até aqui subvalorizados, e tendo em conta o seu elevado teor proteico, a ESB produziu novos extratos peptídicos, que revelam características biológicas únicas.
 
O projeto permitiu obter igualmente extratos com propriedades nutracêuticas ímpares, nomeadamente a nível antihipertensivo, antimicrobiano, prebiótico e com efeito no controlo de peso. A investigação assume-se ainda como uma solução alternativa e com suporte científico sustentado – com compreensão global do ponto de vista económico, técnico-industrial e ambiental – a um problema bem identificado de duas indústrias de setores distintos, mas com problemas semelhantes (Queijo Saloio e Unicer), nomeadamente no que diz respeito ao aproveitamento de subprodutos da produção.

 
Produção de novos alimentos com péptidos
Estas razões justificam, assim, o desenvolvimento de novos alimentos funcionais: Smoothies, iogurtes, requeijão com péptidos, snacks de frutos secos revestidos péptidos e barras de cereais são produtos que poderão ser degustados. Está igualmente a ser estudada a possibilidade de utilização destes ingredientes na valorização da alimentação animal.
 
Resultado de uma forte interação e colaboração entre as instituições de ensino superior e o tecido empresarial, o projeto distingue-se pelo facto de ter envolvido mais de duas dezenas de investigadores. Refira-se ainda que a inovação do projeto valeu já a submissão de duas patentes.