Será a 2.ª Portugal Market Week, um certame que convoca aos negócios e aos sentidos. Em Outubro, será a vez de São Petersburgo.
Participam 19 empresas nacionais de vinhos, carnes e azeite. A cultura vínica e gastronómica portuguesa volta, na próxima semana, a convocar os sentidos de escanções, enólogos, profissionais do ‘trade’ e do canal horeca russos. Realiza-se em Moscovo a segunda edição da Portugal MarketWeek.
Depois do êxito alcançado na estreia, o ano passado, o certame, que alia encontros de negócios, apresentação de produtos, workshops e degustações, volta à capital da Rússia já a 31 do corrente e 1 de Junho. Em 18 e 19 de Outubro, a iniciativa será replicada, pela primeira vez, em São Petersburgo.
A organização pertence à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e enquadra-se no programa associativo de internacionalização “Business on the way”, co-financiado pelo COMPETE, no âmbito dos Sistemas de Incentivos.
Apoiam o certame a associação interprofissional ViniPortugal e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL).
A versão moscovita da Portugal MarketWeek deste ano volta a ter lugar no Hotel National, junto à Praça Vermelha e ao Kremlin, e conta com a participação de 19 empresas nacionais, 16 das quais produtoras ou distribuidoras de vinhos e bebidas espirituosas.
Duas outras são do sector das carnes e há uma produtora de azeite.
Relativamente a 2010, em que estiveram representados 29 produtores e/ou distribuidores nacionais de vinhos e produtos alimentares, registam-se 11 estreias e oito participações repetentes. A ausência de 21 participantes na edição anterior, todavia, acontece pelas melhores razões, na maior parte dos casos: essas empresas, entretanto, estabeleceram ou reforçaram canais de distribuição no mercado russo, a ponto de prescindirem da sua participação directa este ano.
Na verdade, a edição de estreia da Portugal MarketWeek superou todos os objectivos. O mercado profissional russo ficou rendido à qualidade dos vinhos e da gastronomia portugueses e todas as empresas participantes assumiram que obtiveram retorno do investimento feito naquela acção colectiva de promoção externa da AEP.
Mais de 300 profissionais do ‘trade’ russo e do canal horeca, escanções, enólogos e líderes de opinião tomaram contacto, através de encontros de negócios, ‘master classes’, workshops, degustações ou apresentações personalizadas, com vinhos e produtos alimentares portugueses e foram estabelecidas, a partir daí, várias parcerias entre produtores nacionais e importadores e distribuidores locais.
Tal como aconteceu na estreia do certame, este ano volta a haver duas “master classes”: uma, sobre a combinação dos vinhos portugueses com a gastronomia dos dois países, será orientada pelo chef Rui Paula, enquanto a outra, versando “As regiões vitivinícolas portuguesas e o enoturismo”, estará a cargo de Vasco Avillez, presidente da CVRL. O mesmo Rui Paula, que no próximo domingo dará uma entrevista ao canal russo TV – 1st Chanel, vai confeccionar um jantar, no dia 31, para cerca de 35 compradores profissionais e importadores russos, no restaurante “Philimonov and Yankel”, um dos mais conceituados estabelecimentos de restauração moscovitas.
Participam pela primeira vez no certame as empresas de vinhos Adega de Borba, Aveleda, Herdade da Calada, Adega Cooperativa de Redondo, Quinta das Arcas, Quinta da Mata Fidalga, Companhia das Quintas e Casa Santos Lima. A estas juntam-se duas empresas de carnes, a Raporal e a Primor (esta, numaparticipação alargada ao seu distribuidor na Rússia, a também portuguesa MMC World). Os azeites nacionais também vão ser apreciados, uma vez que a Prolagar também marcará presença.
A lista de participantes fica completa comas empresas de vinhos Vallegre, Dão Sul, DFJ, Calcos do Tanha, Murganheira, Dona MariaVinhos, Pernod Ricard Portugal – CasaMacieira e José Maria da Fonseca, que voltam a Moscovo para fazer negócios e conquistar os agentes profissionais do mercado local pelos sentidos.
Mais informações em http://www.aeportugal.pt/.