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Apostar no conhecimento para repensar o posicionamento do sector da Ourivesaria e Relojoaria Portuguesa

09.02.2012
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Dois projectos no âmbito das Ações Coletivas e dinamizados pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) para munir o sector de ferramentas para aumentar a sua competitividade global.

A Ourivesaria e Relojoaria é dos setores considerados tradicionais da economia portuguesa, que conta com alguma importante concentração de actividade em termos geográficos (região norte e centro, para a sua componente produtiva) e que se encontra imerso num processo de mudança sem precedentes na sua história, a causa de um esforço importante para aumentar a competitividade interna e ao mesmo tempo a presença em mercados internacionais.

Com os projectos OURIVESARIA XXL e OURIVESARIA ON THE MOVE, a AORP, intervem ao nível conhecimento aprofundado do setor, das novas tendências no seio da ourivesaria, da capacitação para o acesso a mercados internacionais e nas nas áreas de produção e divulgação de informação. Conhecer em profundidade, repensar e divulgar o sector. Envolvendo um total de 196.910€ de investimento elegível e 137.137€ de incentivo FEDER,  estes projectos aproximam o setor do grande espaço da moda.

O projecto OURIVESARIA XXL já encerrado, envolveu a realização de 2 estudos :
DESTINO| MERCADO INTERNACIONAL - Informação sobre mercados para o sector da ourivesaria enquadrada no âmbito da área de projecto Informação sobre mercados, tecnologia e financiamento e Diagnóstico|SECTOR DA OURIVESARIA XXI  - acção de investigação, vigilância e informação sectorial, a partir de uma auscultação dos seus agentes e a nível internacional a partir de um exercício de Benchmarking.

O projecto integrou também a participação na confederação Mundial da Ourivesaria CIBJO e no Congresso Anual, bem como a realização de Jornadas de Ourivesaria sob o tema "ACESSO AO INTERNACIONAL".

O projecto OURIVESARIA ON THE MOVE ao trabalhar no sentido da criação de uma nova cultura de negócio no seio dos agentes da ourivesaria nacional, assente no conhecimento e na inovação, contribuirá para o desenvolvimento de novos patamares no setor.

A organização das Jornadas de Ourivesaria e o Observatório de Tendências e Mercados vai potenciará a criação de uma plataforma de cooperação e de informação entre todos os agentes do sector. Consequentemente as empresas conseguirão uma capacitação mais elevada e específica em áreas estratégicas do seu negócio,o que permitirá uma melhor posicionamento no mercado, que pode traduzir-se em melhorias importantes em termos de crescimento setorial.

A AORP- Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, que é a associação com maior representatividade sectorial ao nível nacional, com sede na Região Norte, pretende portar-se como garante/estandarte com este projecto da introdução de novos bens e serviços intangíveis que possam favorecer a todos os actores sectoriais, muito especificamente as empresas sectoriais.

A associação é representativa de toda a fileira indústria até ao comércio (por grosso e a retalho), passando pelos designers, gemólogos, pedras preciosas, vendedores de metais preciosos e outros.
O sector da Ourivesaria e da Relojoaria revela-se, ainda na actualidade, um sector fortemente manufactureiro, contando com um amplo leque de actividades, técnicas e patamares de desenvolvimento. É um sector com actividade espalhada por todo o país, no entanto verifica-se importantes concentrações geográficas de actividade na Região Norte e Centro.

O setor da ourivesaria e relojoaria compreende os industriais (fabricação, montagem e reparação), os comerciantes (armazenistas e retalhistas) e outras actividades relacionadas (Por exemplo: designers, pedras preciosas, estojoaria, maquinaria, etc.).

Não existindo dados concretos da actividade setorial, estima-se que o número actual de empresas industriais alcance as 900 unidades e de empresas comerciais cerca de 3500.

A tipologia de empresas com maior representatividade no setor é a das micro-empresas, que representam mais de 90% das empresas industriais, sendo o número médio de trabalhadores por empresa de 4. O grupo de empresas com mais de 50 trabalhadores representa menos de 1%.
A tendência geral registada quanto ao número de trabalhadores é a diminuição dos mesmos, por causa de uma cada vez maior especialização, desenvolvimento progressivo de práticas de subcontratação especializada e uma incerteza quanto à evolução da própria indústria (mudança de mentalidades, introdução massiva de produtos concorrentes a baixo preço).

O setor da ourivesaria, nomeadamente a indústria, encontra-se concentrado na zona norte do país, na Região Norte, onde se têm desenvolvido 4 principais núcleos de concentração a nível concelhio.
O sector da ourivesaria e da relojoaria confronta-se actualmente com um panorama económico incerto, fruto de um contexto em constante mudança atravessado por crescentes mutações no contexto económico-social, cultural e tecnológico.

Conforme os dados disponíveis, a Ourivesaria e Relojoaria em Portugal, apresenta um abrandamento em termos de actividade, com um decréscimo no número de empresas e no volume de vendas, que se verificam nos dados fornecidos pela Contrastaria.