Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Banco Europeu de Investimento empresta 1500 milhões para financiar fundos nacionais em projectos apoiados

27.04.2011
  • QREN

Saiba tudo sobre as condições de acesso e de utilização dos financiamentos no âmbito do empréstimo quadro (EQ) contratado entre a República Portuguesa e o Banco Europeu de Investimento (BEI).

QREN - Empréstimo-Quadro

Âmbito

Entre a República Portuguesa e o Banco Europeu de Investimento (BEI)  foi acordado um empréstimo de 1.500 milhões de euros para incentivar a execução do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, do qual a primeira tranche de 450 milhões de euros foi já objecto de contrato de financiamento.

O QREN – EQ (Empréstimo-Quadro) financia a contrapartida nacional de projectos co-financiados por FEDER e Fundo de Coesão, em sectores tão diversos como a investigação, ciência e tecnologia, tecnologias de informação e comunicação, eficiência energética e renováveis, regeneração urbana, saúde, educação ou cultura.

 


Missão

O QREN – EQ visa assegurar, em condições favoráveis, uma via de financiamento de numerosos projectos, conferindo um ímpeto renovado à execução do QREN e contribuindo, desse modo, para o crescimento e competitividade da economia portuguesa.

 


Objectivos

O Empréstimo-Quadro insere-se nas iniciativas de aceleração da execução do QREN e de promoção do investimento na economia, com o intuito de:

  • Estimular a aplicação dos Fundos Estruturais da União Europeia em Portugal;
  • Promover o desenvolvimento das regiões, com impacto no emprego e na actividade local, através do apoio prioritário a projectos de pequena e média dimensão (até 50 milhões de euros) em todo o país;
  • Permitir o acesso a financiamento em condições mais favoráveis do que as actualmente praticadas nos mercados financeiros.


 

Beneficiários

São beneficiários potenciais deste empréstimo as entidades da Administração Central, Regional e Local, as instituições de ensino superior e centros de investigação e desenvolvimento, as entidades dos sectores empresariais do Estado, Regional e Autárquico bem como empresas concessionárias de serviço público, as pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos, incluindo as instituições particulares de solidariedade social ou equiparadas, fundações e associações de utilidade pública.

 

Prioridades

O apoio a projectos de pequena e média dimensão (até 50 milhões de euros) em todo o país, permitindo o acesso a financiamento em condições favoráveis atentas às dificuldades correntes nos mercados.

Os investimentos responderão às cinco prioridades estratégicas do QREN para apoio comunitário:

  • Promover a qualificação dos portugueses e das portuguesas;
  • Promover o crescimento sustentado;
  • Garantir a coesão social;
  • Assegurar a qualificação do território e das cidades;
  • Aumentar a eficácia da governação;


 

Montante

  • 1.500 milhões de euros no total;
  • 450 milhões de euros na primeira tranche de financiamento.