No passado dia 11 de Setembro o Ministro da Economia participou na cerimónia de assinatura de contratos que formalizaram a concessão de incentivo FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) à BIAL para o desenvolvimento de três projetos no âmbito do sistema de incentivos à Investigação e Desenvolvimento.
No total de cerca de 65 milhões de investimento elegível, dos quais 27% são financiados pelo FEDER, estes projectos permitirão colocar a Bial ao nível das empresas internacionais inovadoras nesta área e operar no mercado farmacêutico mundial.
Tratam-se de projectos de investigação diferenciados, com o objectivo de desenvolver novas aplicações terapêuticas para o medicamento patenteado para o tratamento da epilepsia e de desenvolver alternativas terapêuticas para doentes com a doença de Parkinson.
A prossecução da investigação de novos medicamentos para serem comercializados no mercado mundial, dará um importante contributo para a balança tecnológica de Portugal, não só através na venda directa dos novos medicamentos no mercado externo, como também pela possibilidade de licenciamento a empresas estrangeiras do Know-how da Bial.
Estes projectos têm um, impacto efectivo para o aumento do volume de despesas em I&DT do sector empresas, quer pelo volume de investimento apresentado neste projecto, como pelos investimentos estimados que resultarão do sucesso da investigação presente neste projecto.
A Bial, em consequência da prossecução da investigação de novos medicamentos, prevê nos próximos anos aumentar o seu quadro de técnicos (altamente qualificados) afectos à I&D.