A Mendes Gonçalves é atualmente uma das maiores empresas produtoras de vinagres e molhos da Península Ibérica cujo foco principal é a internacionalização.
Porém, para competir no mercado internacional era fundamental melhorar processos de produção por forma a deter as mesmas “armas” que as grandes multinacionais do sector. E foi aí que o apoio do financiamento COMPETE foi determinante.
Projeto
O Projeto da Mendes Gonçalves, SA apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na vertente de Inovação Produtiva contou com um investimento elegível de 1,7 milhões de euros, correspondendo a um financiamento FEDER de 1,1 milhões de euros.
Este apoio permitiu comprar a maquinaria necessária à otimização e introdução de novos processos de produção de molhos.
O investimento principal consistiu na introdução de duas linhas produtivas para a área de molhos alimentares, tecnologicamente avançadas, e que produzem com recurso a um novo e inovador processo de fabrico a frio, ao contrário do anterior que produzia os molhos a quente.
Este sistema permite fabricar os produtos com uma maior qualidade final, em menos tempo, e com menores custos de produção, principalmente ao nível dos custos energéticos. A capacidade produtiva duplicou aumentando simultaneamente a qualidade do produto acabado. Este aumento de produção está principalmente relacionado com a redução do tempo exigido pelo processo produtivo uma vez que o sistema funciona em contínuo.
Este método permite agora produzir novos produtos que até então a empresa não produzia, como é o caso de molhos de cozinha à base de tomate, bolonhesa, refogado de cebola, etc, e permite ainda produzir novos produtos não existentes no mercado, como é o caso de reduções de vinagre com frutas, molhos com pedaços de dimensão considerável.
O presente projeto teve inicio em Fevereiro de 2010 e foi concluído em Outubro de 2011 com êxito tal que a empresa foi granjeada com um prémio de realização – “um reconhecimento que muito nos orgulha pelo significado que acarreta”, refere Carlos Gonçalves, administrador da Mendes Gonçalves, SA.
Mais que maquinaria
Além da melhoria dos processos produtivos, este investimento fez alavancar a capacidade de produção da empresa, que originou um aumento do volume de negócios, bem como a capacidade produtiva necessária para a entrada em novos mercados.
A implementação dos novos equipamentos fez com que a empresa apostasse também em recursos humanos cada vez mais especializados para poder gerir as novas máquinas e dar formação às restantes equipas que iriam operar com as mesmas. A especialização dos recursos humanos foi também estendida a especialistas de marketing e internacionalização. O passo seguinte foi a aposta em novos mercados através do investimento em várias Feiras internacionais do sector. E o resultado é o crescimento contínuo do volume de faturação da empresa a dois dígitos.
O presente projeto teve início em Fevereiro de 2010 e foi concluído em Outubro de 2011 com êxito tal que a empresa foi granjeada com um prémio de realização – “um reconhecimento que muito nos orgulha pelo significado que acarreta”, refere Carlos Gonçalves, administrador da Mendes Gonçalves, SA.
Sobre a Mendes Gonçalves
De cariz familiar, a Mendes Gonçalves continua a primar por um estilo pessoal e próximo na sua relação com os mais de 140 colaboradores, com os seus clientes e fornecedores.
A inovação é, sem dúvida, a grande vantagem competitiva da empresa. E a criatividade é o desafio ao qual responde diariamente.
É graças à sua aposta na inovação que a Mendes Gonçalves tem ganho a relevância e se tem destacado no mercado. Foram várias as distinções que os seus produtos receberam (Trends&Innovations, SIAL D’OR, Innoval, Gulfood Dubai), que por sua vez cativaram o interesse de empresas multinacionais, como foi o caso da McDonalds.
É da vila da Golegã que saem as mais originais e saborosas receitas que chegam à mesa dos portugueses… dos portugueses, dos espanhóis, dos franceses, dos angolanos, dos moçambicanos, dos marroquinos... A Mendes Gonçalves já exporta os seus temperos para 22 países e a tendência é de crescimento. As vendas internacionais já representam 30% da faturação da empresa, que está a aumentar as suas vendas em 20%.
Resultados muito positivos que concretizam o objetivo da PALADIN (uma das principais marcas da empresa) na afirmação de que os produtos portugueses são superiores.
A Paladin vem trazer muito sabor, positivismo, e orgulho da sua origem (reforçada pelo Selo “Portugal Sou Eu”). Mas não é uma marca só para Portugal. É para o mundo.
Enquanto empresa, a Mendes Gonçalves já foi premiada como PME Líder (atribuído pelo IPMEI), integrou na lista de empresas inovadoras da Rede PME Inovação e, um dos seus prémios mais importantes, ficou entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.
Resta dizer que o caminho desta empresa, orgulhosamente sediada na Golegã, é o caminho seguido todos os dias pelo seu líder, Carlos Gonçalves.