Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Construção: estratégias de internacionalização das empresas nacionais

24.03.2015
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Dada a importância da internacionalização para as empresas associadas, a ação da AICCOPN irá intensificar-se ao promover o projeto RCIC-CA, que tem por objetivo fomentar a presença ativa no Mercado Angolano de Construção.

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net
Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net

Projeto RCIC-CA | Redes Colaborativas para a Internacionalização da Construção - Construir em Angola


1. Âmbito  

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) promoveu, conjuntamente com empresas de construção, um projeto de Internacionalização, cofinanciado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME designado “Redes Colaborativas para a Internacionalização da Construção - Construir em Angola (RCIC-CA)”. O período de execução mediou entre 1/7/2009 a 30/1/2010.

O projeto teve como ação âncora, uma missão empresarial com 23 construtoras a Angola, que proporcionou aos participantes contactos comerciais com empresas ali localizadas para oferta de serviços, visando identificar oportunidades de negócio e investimento. A Missão foi integrada predominantemente por PME (87%), tendo participado 3 grandes construtoras que constituíram uma mais-valia, uma vez que já estavam presentes em Angola, fazendo nesse quadro recurso à subcontratação de empresas especializadas em atividades de construção e assim, assumiram um papel relevante na promoção da inclusão das micro e pequenas empresas nesse mercado. 

As empresas participantes desenvolviam as seguintes atividades de Construção: Promoção Imobiliária; Edifícios Residenciais; Edifícios Não Residenciais; Vias Rodoviárias; Obras Hidráulicas; Vias Ferroviárias; Preparação de locais de Construção; Instalações Eléctricas; Instalação de Climatização; Serralharias; Carpintarias; Construção de stands em carpintaria. Acresce ainda, haver empresas que exercem também atividades de Topografia, Projecto e Fiscalização de Obras; Rochas; e Fachadas Ventiladas. 

Durante o projeto, a AICCOPN promoveu um Seminário em outubro de 2010, para disseminação e divulgação de resultados, no âmbito do qual as empresas já estabelecidas no mercado angolano prestaram testemunho da sua experiência, bem como das potencialidades e dos desafios. Por sua vez, as empresas que visitaram pela primeira vez o mercado angolano também tiveram oportunidade de intervir, sublinhando a importância desta iniciativa, já que permitiu conhecer melhor o mercado angolano nos domínios do quadro legal, fiscal e regulatório, bem como desenvolver contactos com as empresas que já aí atuam, sendo esta experiência muito proveitosa para planear mais adequadamente o investimento e o desenvolvimento da atividade de construção.

 

2. Resultados

Uma importante mais-valia do projeto foi lançar um processo de aproximação às oportunidades de negócio para as pequenas e médias empresas, numa perspectiva de cooperação entre empresas que executam atividades especializadas de construção e os empreiteiros gerais presentes em Angola. 

Como resultado do projeto Redes Colaborativas para a Internacionalização da Construção - Construir em Angola (RCIC-CA)”, verificou-se que desde a realização da Missão entre 29 de novembro e 3 de dezembro de 2009, diversas empresas de construção avançaram com processos de investimento, individualmente ou em cooperação com parceiros locais, investimento que tem traduzido no incremento dos negócios na atividade de Construção, mas também indiretamente por intermédio do reforço da exportação de bens. Consequentemente, em termos de desempenho, a avaliação desta iniciativa da AICCOPN conjuntamente com as empresas portuguesas de construção foi muito positiva. 

Ao abrigo deste projeto, a AICCOPN sensibilizou ainda o tecido empresarial do setor da construção para o tema internacionalização, e neste contexto da cooperação, como via para a sua concretização. Previamente à missão a Angola, foram promovidos dois workshops com a apresentação de conteúdos, subordinados ao tema “Estabelecimento e Investimento Português em Angola” para desenvolver conhecimentos e competências importantes para um processo de internacionalização por parte das empresas do setor em diversas áreas para o exercício da atividade empresarial em Angola, nomeadamente o processo de investimento a partir de Portugal, a constituição de sociedades, os custos de instalação, as obrigações fiscais e de segurança social, o destacamento de pessoal, o transporte de produtos, e os processos administrativos de exportação. 

Estas iniciativas foram importantes pois permitiram criar uma dinâmica de pesquisa e disponibilização de conhecimento sobre o mercado angolano para as empresas do setor.

 

3. Enquadramento no COMPETE

- Financiamento

Trata-se de um projeto com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade - desenvolvido no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com um investimento elegível de 172 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 84 mil euros.

- Testemunho Sónia Oliveira | Núcleo de Apoio à Internacionalização

“O apoio do COMPETE foi bastante importante porque permitiu, às empresas aderentes ao projeto, obter um apoio financeiro bastante relevante, de cerca de 45% das despesas elegíveis e, do ponto de vista da AICCOPN, foi possível desenvolver um conjunto de iniciativas cujos efeitos positivos não se esgotaram nas atividades previstas, tendo sido recolhida informação muito relevante sobre o mercado angolano de construção, que foi amplamente disseminada junto de todo o Setor.”

 

4. Links
Site

 

Para conhecer mais projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação | Internacionalização de PME, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/QPME/Projetos que Apoiamos".  

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação