O Projeto “Cooperar para Reabilitar”, financiado pelo QREN, através do COMPETE visa duas linhas de ação principais: a cooperação em rede das empresas do ‘cluster’ da habitação, no sentido de desenvolver competências e oportunidades de negócio no domínio da regeneração urbana e a criação do Reabilita concept by InovaDomus, um plano de boas práticas de reabilitação em edifícios construídos que será aplicado numa casa-piloto. Esta ação terá como resultado um guia de boas práticas de reabilitação do parque habitacional construído que deverá ser útil, simples, de aplicação prática e representativo das patologias e das soluções mais frequentes.
Promovido pela InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro e desenvolvido ao abrigo dos de incentivos do COMPETE - Programa Operacional de Factores de Competitividade- no âmbito das SIAC, este projeto contou com um investimento de elegível no valor de 202 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 142 mil euros.
Esta iniciativa da InovaDomus procura antecipar tendências de mercado, estimular a inovação das várias empresas pertencentes ao ‘cluster’ do habitat e contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, num contexto económico em que a reabilitação urbana é a aposta dos setores da construção e do imobiliário.
InovaDomus
A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro é uma rede de cooperação no domínio do habitat com a missão de promover e divulgar a inovação conceptual, científica e tecnológica, relacionada com o desenvolvimento de novos produtos e processos no domínio da habitação. Criada em 2002, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade de Aveiro e um conjunto de 10 empresas: EEE, Efapel, Extrusal, Iberfibran, Oliveira&Irmão, Pavicentro, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber Portugal e Somague.
Sessão de lançamento do Projeto “Cooperar para Reabilitar”
A sessão de lançamento do Projeto “Cooperar para Reabilitar”, decorrerá no próximo dia 29 de junho, às 17h30, no Casino Figueira, na Figueira da Foz.
A abertura da sessão estará a cargo de António Oliveira, presidente da InovaDomus, e a apresentação dos principais objetivos e linhas de ação do novo programa caberá a Janine Ferreira, coordenadora do Projeto.
A participação é grátis mas deverá obrigatória.