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Dominó | Inovar e reforçar a presença nos mercados externos

26.03.2012

Apostar na indústria cerâmica de Pavimentos e Revestimentos pela inovação do produto e pelo reforço da sua internacionalização.

A Dominó - Indústrias Cerâmicas, S. A. é uma empresa cuja política assenta numa constante actualização tecnológica, constituída em Setembro de 1988, centra a sua actividades na produção e comercialização de produtos de elevada qualidade no subsector da indústria cerâmica de pavimentos e revestimentos.

A Indústria Cerâmica em Portugal, concentrada na zona Centro do País, assume um peso significativo na economia nacional, representando cerca de 1,7% do volume de negócios da indústria transformadora portuguesa. Ao mesmo tempo, apresenta uma forte tradição exportadora, correspondendo aproximadamente a 1,68% do total das exportações portuguesas de bens.

A Indústria de Cerâmica de Pavimentos e Revestimentos é aquela que apresenta um maior volume de negócios no Sector da Cerâmica. Integradas num Subsector fortemente exportador o que as expõe a um elevado nível de concorrência, que se faz sentir através de inúmeros factores, incluindo: marca, política comercial, design e preços. Este último factor tem vindo a impulsionar a entrada de novos actores no mercado nacional, destacando-se empresas de grande dimensão oriundas de Espanha, Itália ou de países novos produtores (com destaque para o Brasil).

À concorrência crescente de novos actores junta-se a substituição dos produtos cerâmicos por outros produtos substitutos. O estilo e as novas tendências de construção de edifícios podem criar um aumento da procura do aço, vidro, betão ou plástico, em detrimento de tijolos e telhas, assim como as alcatifas e a tinta podem substituir os pavimentos e revestimentos, entre outros exemplos.

Neste contexto é crucial a aposta na inovação e no reforço do posicionamento das marcas no mercado externo, âmbito dos projectos dinamizados pela Dominó e apoiados pelo COMPETE.

O projeto, nanotech@tradicional.ceramics, desenvolvido com o CenTi, envolveu um total de investimento elegível de 403 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 258 mil euros pretendeu desenvolver e implementar uma tecnologia inovadora para obtenção de ladrilhos cerâmicos (revestimentos e pavimentos) com características técnicas completamente diferentes das existentes no mercado actual.

O produto cerâmico em causa - linha de ladrilhos para interiores/exteriores - encontra-se sujeito a deposição de pós e materiais orgânicos tais como compostos orgânicos voláteis e bactérias. A natureza das matérias orgânicas que se podem depositar nestes produtos é extremamente variada. Consequentemente, a sua remoção exige a utilização de processos de lavagem relativamente intensos com detergentes apropriados. O consumo de energia, água e produtos químicos é também muito significativo, resultando em desvantagens claras para o meio ambiente, e para a economia do utilizador.

A incorporação de nanocompósitos da produção de ladrilhos permite manter o mesmo grau de resistência mecânica e obter ladrilhos técnicos reforçados e aromatizados,com propriedades de auto-limpeza, anti-embaciamento, bactericida. As funcionalidades envolvem ainda a aplicação de revestimentos condutores tornando o ladrilho interactivo com o consumidor de forma a funcionar como interruptor eléctrico, através do toque.

Esta concepção implica uma economia de custos por parte da Dominó - Industrias Cerâmicas, S. A., quer ao nível de consumo de matérias-primas, quer ao nível da ergonomia de uso e de logística, dado o menor volume ocupado pelas peças cerâmicas.

Esta diminuição do perfil do ladrilho implica mudanças significativas nos processos de aplicação dos mesmos, tornando-os mais económicos e amigáveis para o utilizador.

Em paralelo a Dominó incrementou a sua presença nos mercados externos, através de estratégias de promoção e marketing bem definidas e no aprofundamento do conhecimento dos mercados alvo com vista ao reforço da sua posição nos mercados. Um total de investimento elegível de cerca de 2 milhões de euros, correspondendo a cerca de 1.6 milhões de euros de incentivo FEDER, para reforço da atuação comercial da empresa no mercado global, conquistando uma maior posição no mercado internacional, que lhe permita atenuar os efeitos negativos decorrentes da atual estagnação do sector da construção a nível nacional, o mercado natural da DOMINÓ.

Mercados como a França, Alemanha, Espanha, EUA, Holanda, Reino Unido, Áustria, Israel e Itália, são aposta da Dominó.

Fortes investimentos de promoção e marketing internacional, que serão integrados num plano que englobará ações de divulgação direta nos clientes, ações de merchandising, realização de eventos de divulgação e apresentação de produtos, concretização de programas de visitas de clientes à DOMINÓ e, realização de ações de formação direcionada a Agentes da DOMINÓ. O principal impacto esperado é naturalmente o incremento do volume de exportações.