Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Enterprise Europe Network reforça rede de parceiros em Portugal - Novo consórcio EEN-Portugal formalizada hoje

15.01.2015

O IAPMEI vai liderar o novo consórcio EEN-Portugal, cujo acordo de parceria foi hoje formalizado entre as doze entidades, que serão responsáveis durante os próximos dois anos pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no nosso País.

Logo | Rede Enterprise Europe Network
Logo | Rede Enterprise Europe Network

O IAPMEI vai liderar o novo consórcio EEN-Portugal, cujo acordo de parceria foi hoje formalizado entre as doze entidades, que serão responsáveis durante os próximos dois anos pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no nosso País. Na abertura da sessão estiveram o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o Presidente do IAPMEI, Miguel Cruz.

A celebração do acordo decorrerá no IAPMEI, em Lisboa, e será assegurada pelos presidentes dos doze parceiros que integram o novo consórcio, designadamente o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a AIMINHO – Associação Empresarial, a AIP – Associação Industrial Portuguesa, a ANI – Agência Nacional de Inovação, a CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, o INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. .

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas.

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.