EUREPORT #11 Moçambique
O QUE ABORDAMOS NESTE EU REPORT?
Oportunidades de negócio (contratação pública) e de apoio a variados tipos de projetos (subvenções) financiadas pela UE e implementadas em Moçambique.
COMO É QUE A UE APOIA MOÇAMBIQUE?
A UE é um dos principais parceiros de Moçambique com um quadro de cooperação plurianual que permite a estabilidade e a previsibilidade de fundos. A UE é o maior parceiro do país em termos de ajuda pública ao desenvolvimento e é um dos principais doadores em termos de apoio orçamental.
Enquadramento dos relatórios europeus
A ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários publicou um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Os documentos versam essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio, numa lógica holística de aproximação ao velho continente.
Os "EU Reports" distinguem-se pela sua diversificação temática, embora concedam maior espaço editorial às oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais. Oito das publicações serão especialmente reservadas ao conceito de mercado europeu e duas especificamente dedicadas aos mercados brasileiro e angolano. De referir ainda que dois dos “EU Reports” terão como objeto as áreas das novas tecnologias e as oportunidades de financiamento reservadas pela União Europeia para projetos levados a cabo por jovens empreendedores.
Apostada na sensibilização dos empresários portugueses para as vantagens e oportunidades resultantes da integração comunitária, a ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas.
Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo.