Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Exportações de calçado crescem 11% nos primeiros 5 meses do ano

10.07.2014

O calçado português continua a dar passos seguros nos mercados internacionais, crescendo em, praticamente, todos os mercados.

O calçado português continua a dar passos seguros nos mercados internacionais. Nos primeiros cinco meses do ano, as exportações aumentaram mais de 11%. De janeiro a maio, Portugal exportou mais de 30 milhões de pares de calçado no valor de 730 milhões de euros. Estes números reforçam o recente desempenho do setor que, nos últimos quatro anos, cresceu mais de 40% no exterior.

O calçado português está a crescer praticamente em todos os mercados internacionais. Na União Europeia, reforçou a sua posição, com um crescimento de sensivelmente 9%. É, porém, fora da Europa que o calçado português mais se tem notabilizado, com um crescimento na ordem dos 30%. Recorde-se que o objetivo do setor passa por aprofundar a presença de calçado nacional em novos mercados, de modo a que as vendas extracomunitárias representem 20% do total até 2020.

Com efeito, as exportações para fora da União Europeia mais do que duplicaram nos últimos quatro anos. O peso das exportações para países como China, EUA, Japão ou Rússia ascende, agora, a 13% do total exportado (em 2008 representava apenas 8%).