Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

GWS- Global Weighing Solution - plataforma de integração para o sector das pesagens

07.04.2015
  • I&DT

Criação de uma solução de pesagem global, que se revelou inovadora a nível mundial pelas suas características de extensibilidade e adaptabilidade a qualquer nicho de mercado que necessite de pesagem nos seus processos.

 

Entidade Promotora

A Cachapuz é pioneira em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem e no desenho e implementação de soluções de software para pesagem industrial, sendo líder destacada de mercado no seu sector de atividade. Esta liderança é cimentada pela constante renovação e complementaridade da sua oferta com soluções inovadoras, de elevada incorporação tecnológica, e adequadas ao dinamismo e exigências da nova economia.

A preocupação constante na inovação, como forma de continuar a oferecer ao mercado soluções robustas, fiáveis e tecnologicamente evoluídas, conduziu à integração da Cachapuz no maior produtor mundial de equipamentos de pesagem - o Grupo Bilanciai - posicionando-se como um fornecedor ativo e de referência no mercado mundial de soluções tecnológicas com automatização dos processos de pesagem.

A evolução registada na última década, de simples produtora de equipamentos de pesagem para implementadora de soluções de natureza tecnológica, conduziu ao reconhecimento da Cachapuz como centro de competências tecnológicas do Grupo Bilanciai e à afirmação das suas soluções no mercado internacional.

 

Projeto

No âmbito da constante estratégia de I&D do Grupo Bilanciai foi atribuída ao Departamento de Engenharia e Inovação da Cachapuz (Centro de Competências Tecnológicas do Grupo Bilanciai) a realização do projeto com o nome de código GWS, as iniciais de "Global Weighing Solution", que passou por desenvolver uma solução de pesagem global, baseada numa framework modular, integrada com a nova geração de leitores de pesagem, que se encontravam em desenvolvimento pela empresa italiana do Grupo Bilanciai.

O Projeto GWS consistiu na criação de uma solução de pesagem global para as empresas do Grupo Bilanciai, tendo tido demonstrado uma componente inovadora a nível mundial pelas suas características de extensibilidade e adaptabilidade a qualquer nicho de mercado que necessite de pesagem nos seus processos.

O projeto foi composto por três partes essenciais:

  1. Framework CAZ (para executar em PC, plataformas Desktop e WEB),
  2. Framework ScaleCore Kernel (para executar nos novos leitores de pesagem série Diade) e
  3. Integração com ERP.

A junção destas componentes permitiu a disponibilização de soluções de pesagem globais para qualquer área e mercado, desde a solução mais simples, composta apenas por um leitor que efetua pesagens básicas e normalmente usada por pequenos agricultores ou comerciantes, até um sistema de pesagem complexo, integrado com os sistemas de informação dos clientes, como o caso de uma fábrica de cimento ou um porto marítimo.

 

Objetivos

O principal objetivo do projeto passou pelo desenvolvimento de uma "Framework", a Caz Framework, cuja finalidade foi a criação de uma plataforma modular de desenvolvimento de aplicações PC-based, de modo a simplificar o crescimento contínuo e a introdução de novas funcionalidades, facilitando o seu desenvolvimento e permitindo aos programadores concentrarem-se nos requisitos de negócio, abstraindo-se de aspetos comuns como a gestão de utilizadores e respetivas permissões ou a gestão de impressão de documentos.

A estratégia da Cachapuz passou por desenvolver uma plataforma global de pesagem que facilitasse a criação de novos plugins, serviços, aplicações e funcionalidades, quer ao nível das aplicações em PC quer ao nível dos leitores de pesagem, que se integram imediatamente na plataforma, com atualizações fáceis, quando comparado com outras soluções existentes no mercado, ao mesmo tempo beneficiando de uma nova geração de leitores de pesagem que foi desenvolvida em paralelo.

 

Apoio

O projeto GWS- Global Weighing Solution, promovido pela Cachapuz - Equipamentos Para Pesagem, Lda mereceu o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, envolvendo um investimento elegível de €541.570,26 o que correspondeu a um incentivo FEDER de €150.077,95.

 

Parcerias

A Cachapuz tem vindo a desenvolver, em parceria com a Universidade do Minho, vários projetos de I&D que permitem a incorporação de novos e emergentes paradigmas tecnológicos, nomeadamente nas áreas de Business Intelligence e Systems Integration, nos produtos e soluções que a Cachapuz apresenta ao mercado nacional e internacional. No âmbito deste projecto, a Cachapuz contou com a parceria e envolvimento de dois departamentos da Universidade do Minho: Departamento de Informática e o Departamento de Produção e Sistemas nas áreas da modelação e análise de software e na área da Simulação.

 

Testemunho 

Segundo Cândido Martins, Executive & Innovation Manager da Cachapuz, “o apoio do programa COMPETE ao nosso projeto "GWS - Global Weighing Solutions" (no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT), assim como o forte envolvimento da empresa e dos seus parceiros, reforçou o desenvolvimento de uma solução de pesagem global inovadora a nível mundial, afirmando o posicionamento tecnológico da Cachapuz e do Grupo Bilanciai devido às suas caraterísticas de extensabilidade e adaptabilidade a qualquer mercado que contemple pesagem nos seus processos.”