O ponto alto do dia foi o lançamento do centro de incubação de empresas, ESA BIC Portugal - ESA Business Incubation Centre, que pretende ser um núcleo para empresas que apliquem tecnologia do Espaço na Terra em sectores como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana. A gestão do programa de incubação vai ficar a cargo IPN, embora conte com os parceiros UPTEC e DNA Cascais nas suas regiões de actuação, e vai disponibilizar 1,5 de euros de incentivo às 30 empresas incubadas nos próximos 5 anos.
A iniciativa contou ainda com a participação das empresas Present Technologies e Active Aerogels, incubadas no IPN, que apresentaram os seus projetos de transferência de tecnologia no âmbito da iniciativa PTTI – Portuguese Technology Transfer Initiative, financiada pela ESA e implementada pelo IPN em colaboração com o Gabinete do Espaço da FCT, a terminar no final deste ano.
A cerimónia de assinatura do contrato entre a ESA e o IPN neste 5º Fórum Português do Espaço contou com a presença de Teresa Mendes, Presidente do IPN, João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, António Pires de Lima, Ministro da Economia, e vários representantes da ESA, nomeadamente: Frank Salzgeber, Chefe do Gabinete do Programa de Transferência de Tecnologia, Amnon Ginati, Chefe do Departamento de Aplicações Integradas e Telecomunicações, e Franco Ongaro, Director Técnico e da Gestão da Qualidade (D-TEC).
Em jeito de balanço, Carlos Cerqueira, Director de Inovação do IPN, referiu que “as empresas e os empreendedores Portugueses têm agora na ESA uma fonte imensa de tecnologias e dados de observação da Terra, que poderão estar na base de novos negócios nas áreas onde consigam identificar boas oportunidades. Caso isso aconteça, a tecnologia espacial poderá ser o factor diferenciador em relação ao resto do mercado”.
Para saber mais sobre o Centro de Incubação ESA em Portugal visite a página http://space.ipn.pt.