Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Inscrições para o IdeaLab até 12 de março

04.03.2014
  • Acções Colectivas

Estão abertas as inscrições para a XI edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio que tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento de novas ideias para negócios e empresas.

O IdeaLab destina-se preferencialmente a todos os alunos e diplomados da Universidade do Minho de qualquer área científica, bem como recém-diplomados, e funciona na sala EE. 2.10, no Departamento de Produção e Sistemas, no Campus de Azurém da Universidade do Minho. Podem também ser admitidos alunos não finalistas que demonstrem especial interesse em levar ideias de negócio inovadoras para o mercado.

As inscrições devem ser formalizadas até às 24h00 do dia 12 de março de 2014 através do preenchimento online de um formulário de candidatura disponível aqui.


Quais são os objetivos?

•Fornecer aos promotores das ideias de negócio conhecimentos, metodologias e instrumentos relacionados com a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, de forma a facilitar a análise, o planeamento e a implementação de produtos ou serviços comercializáveis.
 
•Estimular atitudes e competências empreendedoras;
 
•Intensificar a dinâmica de criação de empresas inovadoras geradas a partir da Universidade do Minho (i.e. spin-offs) de forma a contribuir para a renovação do tecido empresarial da região.

Várias ideias tornaram-se empresas de sucesso

O IdeaLab é realizado pela TecMinho, com parceria do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho. É uma iniciativa pioneira nas universidades portuguesas. Já apoiou desde 2009 o desenvolvimento de 150 ideias de negócio inovadoras de base tecnológica ou conhecimento intensivo. Permitiu ainda que 343 empreendedores adquirissem um conjunto de conhecimentos e competências no desenvolvimento de negócios e criação de empresas, independentemente das suas áreas académicas. Várias ideias originaram empresas que já estão no mercado com grandes possibilidades de êxito, como Earboxwear, Geojustiça, SilicoLife e Fermentum.

A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.