Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Intelligent Eco-Efficient Train Toilet Module | Apostar do Desenvolvimento de produtos diferenciadores

16.12.2014
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, este projeto apoiou o desenvolvimento de novas tecnologias de produção que permitiu a um consórcio fabricar um módulo de WC em compósito muito mais leve e avançado face ao atual estado da arte, com enorme potencial de comercialização.

E.Toilet

1. Síntese

Composto por três entidades em consórcio – Famopol (Indústria de Transformação de Peças em Polyester,Llda), a Amorim Cork Composites e o ISQ - o E.Toilet visa o estudo e o desenvolvimento de soluções eco eficientes, inovadoras, sustentáveis e funcionais, orientadas para módulos toilet, que possam concorrer pela sua qualidade com o restante mercado de soluções sanitárias para o sector ferroviário, nacional e internacional.

O projeto tem como objetivos o estudo de novos componentes estruturais e revestimentos, à base de materiais mais leves e recicláveis; estudo de novas estratégias de processamento de compósitos, polímeros, fibras e resinas; desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrónicos eco eficientes; desenho e molde de novos componentes e sistemas, baseados em diferentes conceitos de design e divulgação e exportação dos resultados nos mercados nacional e internacional.

A parceria espera contribuir para a mudança do sector ferroviário, através da criação de produtos de valor acrescentado, e inverter a tendência de utilização do transporte individual, através da oferta de uma infraestrutura melhorada com potencial de replicação para outros sectores (rodoviário, aviação e outros).

Para alcançar tais resultados, o consórcio integrou as competências dos seus diferentes membros (design industrial, engenharia de compósitos, engenharia eletrónica, engenharia mecânica, engenharia aeronáutica, tecnologias inteligentes, moldes e cortiça) e realizou investimentos em vários equipamentos, que lhe permitiram conceber e desenvolver dois protótipos de módulos toilet (um para passageiros standard e um outro para passageiros de mobilidade reduzida).

Ficha Resumo

Acrónimo: E.Toilet

Título: Intelligent Eco-Efficient Train Toilet Module

Principais Estratégias:

  • Alargamento da gama de bens ou serviços
  • Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado
  • Melhoria da qualidade dos bens ou serviços  

Áreas Tecnológicas:

  • Tecnologias dos Materiais
  • Engenharia Mecânica   
  • Engenharia Química      

 

2. Enquadramento no COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “E.Toilet” envolveu um investimento elegível de cerca de 912 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 553 mil euros.

> Testemunho | António Santos | Famapol

“No que toca à mais-valia do apoio obtido no âmbito do COMPETE, para a nossa dimensão (PME) foi imprescindível, pois pudemos pela primeira vez avançar tecnologicamente, através da aplicação de novas tecnologias de produção, que nos permitiram em consórcio fabricar um módulo de WC em compósito muito mais leve e avançado face ao atual estado da arte, com enorme potencial de comercialização.

Permitiu-nos também, estar presentes pela primeira vez, na maior feira mundial ferroviária (INNOTRANS 2014) com o primeiro módulo de WC denominado “E.TOILET”. O módulo exposto foi amplamente visitado, por OEM entre outros, demonstrando um grande interesse pelo mesmo.”

 

3. Descrição do Projeto E.Toilet

3.1 Objetivos

O projeto tem cinco objetivos específicos:

  1. Estudo de novos componentes estruturais e revestimentos, à base de materiais mais leves e recicláveis;
  2. Estudo de novas estratégias de processamento de compósitos, polímeros, fibras e resinas;
  3. Desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrónicos eco eficientes, capazes de gerir e reduzir os consumos de eletricidade, de calor e água do módulo;
  4. Desenho e molde de novos componentes e sistemas, baseados em diferentes conceitos de design ligados à estética, funcionalidade e ergonomia;
  5. Divulgação e exportação dos resultados nos mercados nacional e internacional.

 

3.2 Diferenciação

Baseado numa estratégia de diferenciação, o projeto E.Toilet visa o desenvolvimento de dois protótipos toilet modulares (um standard e um outro para passageiros de mobilidade reduzida) eco eficientes, com um design centrado no conforto e na segurança, na facilidade de manutenção do módulo, e replicáveis a outros sectores (aeronáutico, rodoviário e naval).

Para obter um produto a que possa designar coeficiente, e que seja totalmente diferente dos produtos standard, atualmente comercializados, e à base de matérias-primas petrolíferas, o consórcio terá de se focar no (1) no estudo de novos materiais estruturais e de revestimento à base de cortiça e biomassa; (2) na incorporação de sistemas elétricos e eletrónicos, capazes de gerir e reduzir os consumos de eletricidade, calor e água do módulo; (3) no desenvolvimento e molde de novos componentes e sistemas e no (4) estudo de novas estratégias de processamento de compósitos, polímeros, fibras e resinas. A consecução destes objetivos dará origem àquelas que são as características inovadoras de ambos os protótipos: (1) componentes estruturais e de revestimento recicláveis e leves; (2) sistemas eletrónicos e elétricos embutidos; (3) Conceitos de design voltados à estética, funcionalidade e ergonomia; (4) Novas estratégias de produção de componentes.

 

3.3 Atividades

WP1 - ESTUDOS PRELIMINARES

Caracterizar os factores económicos, sociais e científico-tecnológicos que influenciam o sector ferroviário, com enfoque nas infra-estruturas sanitárias e respectiva interface com o utilizador, conhecendo a concorrência nacional e internacional, os modelos de negócio, as tendências de design de interiores. O objectivo é não só aumentar as probabilidades de sucesso do projecto, como ir ao encontro das necessidades dos utilizadores destas infra-estruturas, aumentando as suas expectativas.

WP2 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Identificação dos requisitos técnicos e legais do sector ferroviário e a definição das especificações macro e micro dos protótipos de infra-estruturas sanitárias que o projecto se propõe desenvolver.

WP3 – AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E CAPACIDADES

Geração de ideias para a concretização de um conceito com características únicas, distintivas e inovadoras. Realização de estudos de conceito, tendo em conta os requisitos estipulados, a forma, a função, a estética, a ergonomia, os processos e os materiais dos componentes a criar.

WP4 – DESENVOLVIMENTO

Desenho e dimensionamento dos componentes estruturais e dos revestimentos de ambos os protótipos, selecção dos materiais e cores a aplicar, desenho dos sistemas eléctricos e electrónicos e o desenho de novas estratégias de processamento.

WP5 – CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO

Construção do protótipo e incorporação de todos os componentes, desde os estruturais, aos revestimentos, passando pelo equipamento de saneamento, sistemas eléctricos e electrónicos e acessórios.

WP6 – TESTES E ENSAIOS

Verificação dos requisitos técnicos e legais dos módulos, associados ao sector ferroviário, assim como a resistência, durabilidade e manutenção dos novos materiais decorrentes do projecto.

WP7 – PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO

Promoção e divulgação dos resultados do projecto, dos consorciados e parceiros, de forma a valorizar todos os esforços realizados no decurso do mesmo.

 

4. Links

Site do projeto: http://www.e-toilet.pt/pt/

Site da Famapol: http://www.famopol.pt/index.php

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.