A FIORIMA, S. A. é uma PME portuguesa que produz e comercializa produtos de elevada qualidade para o sector têxtil, dedicando-se exclusivamente à fabricação de peúgas de média e alta qualidade deste 1985.
Num contexto global fortemente competitivo a empresa apostou no desenvolvimento de novos produtos que englobam novas tecnologias ao nível da integração de novos materiais e de sistemas inteligentes.
Este projeto com submissão de patente internacional inclui um sistema de sensores biométricos integrados numa peúga com capacidade de processar e armazenar os dados e fornecer informação ao seu utilizador via telemóvel PDA com qualquer sistema operativo (OS, Android, Windows Phone), dados relacionados com a temperatura (instantanea, mínima e máxima), batimentos cardíacos (instantânea, mínimo, máximo) e funções de fitness (Distancia percorrida, velocidade instantânea e média, calorias, tempo de treino, etc.).
O projeto desenvolvido no âmbito do sistema de Incentivos ao I&DT envolveu um investimento de 482 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 288 mil euros.
A monitorização de sinais vitais em peúgas é um tema que tem sido abordado por inúmeras comunicações recentes, sendo já possível encontrar algumas soluções patenteadas, que procuram construir sistemas de monitorização de pressão/peso na planta do pé recorrendo a diferentes tecnologias e técnicas de integração na estrutura têxtil da peúga. No entanto, ao nível de funcionalidades de monitorização fisiológica integradas em peúgas, não existem ainda soluções comercialmente viáveis. A Fiorima preocupou-se em desenvolver um produto que integrasse estas e outras funcionalidades mas que fosse confortável para o seu utilizador, o que é conseguido recorrendo à técnica de tricotagem e à utilização de fibras naturais de valor acrescentado e com toque agradável .
Em breve podemos encontrar no mercado o resultado, uma peúga produzida com materiais ecológicos, recorrendo a processos de integração tradicionais que monitoriza os nossos parâmetros fisiológicos e cuja solução tecnológica adoptada permite apresentar um produto inovador, “User friendly” e a preços competitivos.