Depois de meses de preparativos, a iniciativa do Dia Europeu de Cooperação será lançada oficialmente através de um evento de informação a decorrer no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 18 de setembro de 2012.
O evento é realizado sob os auspícios do MEP Marie-Thérèse Sanchez-Schmid, com a participação de Johannes Hahn, Comissário para a Política Regional, Danuta Hübner, presidente da REGI do Parlamento da UE do Comitê e ex-Comissário da UE, e de Riikka Manner, membro da Comissão REGI.
As intervenções vão apresentar o impacto da Cooperação Territorial Europeia (ETC) nos últimos 20 anos, apresentando alguns dos 30.000 projectos co-financiados pela UE desde o início da década de 1990, que ajudaram a melhorar a vida de muitos cidadãos europeus através da abertura das fronteiras com a criação de empregos, proteção do meio ambiente e melhorando as redes de transporte e os serviços de energia.
Para o deputado Sánchez-Schmid, "A credibilidade da acção europeia depende do desenvolvimento de territórios transfronteiriços e das condições de vida de seus habitantes. Estes territórios devem desempenhar o papel de laboratórios europeus para enfrentar a crise, para testar a nova integração fases e tornar-se a força motriz para uma "União cada vez mais estreita". "
O evento também dará a oportunidade de receber informações em primeira mão sobre a situação das negociações atuais dos regulamentos para o período de programação 2014-2020.
O objetivo desta campanha europeia que traz o slogan "Partilha fronteiras, crescendo mais", é comemorar os resultados da cooperação entre regiões e países europeus. Mais de 200 eventos organizados por 77 programas transfronteiriços terão lugar em 40 países da Europa a partir de 21 de setembro de 2012 e ao longo dessa semana.
A grande variedade de ações inclui eventos transfronteiriços: desporto, teatro para crianças, concursos de fotografia, caminhadas pela natureza, mostra de projetos e muito mais.
A campanha do Dia Europeu de Cooperação é coordenada pelo Programa INTERACT em associação com a Comissão Europeia, e apoiado pelo Comité das Regiões e do Parlamento Europeu.