O projecto teve como principal objectivo a concepção e desenvolvimento de interiores de aeronaves com o mote Lighter, Integrated, Friendly and Eco-efficient Aircraft Cabin.
Para a concretização deste projecto, tornou-se essencial estabelecer parcerias com outras entidades que forneceram ao projecto as competências necessárias às várias áreas de intervenção e que foram relevantes para a sua concretização, tal como a utilização e o manuseamento inovador de materiais mais leves e económicos como a cortiça e as peles e a integração dos sistemas electrónico e mecânico.
Nesse sentido os co-promotores desenvolveram colaborativamente uma secção de cabina à escala real onde foram demonstradas soluções com couros de baixa toxicidade e elevada resistência ao fogo, novos materiais compósitos de cortiça e outros compósitos avançados, tendo como base ferramentas e tecnologias de elevada qualidade, e complexidade. O projecto pretende desenvolver interiores de aeronaves que sejam demonstradores das capacidades nacionais no sector aeronáutico.
Com o projecto L.I.F.E. o consórcio articulou as competências de diferentes empresas no âmbito da engenharia, da indústria dos curtumes, da indústria da cortiça e da indústria dos moldes, das estruturas aeronáuticas e do design industrial desenvolvendo o interior de aeronaves com soluções técnicas e funcionais em que Portugal é líder.
Neste enquadramento, e existindo já colaborações com algumas empresas destes sectores, a empresa Couro Azul, promotora líder do projecto, que se dedica à produção de peles para o sector automóvel, constituiu uma parceria de cooperação com:
- O INEGI: entidade do Sistema Cientifico e Tecnológico Português (SCT) que se dedica ao Desenho Técnico e ao desenvolvimento de Elementos de Ligação Mecânicos, áreas essenciais para a criação do mockup pretendido;
- A Amorim Cork Composites: empresa pertencente ao Grupo Amorim, que conduz todas as aplicações técnicas dos aglomerados de cortiça em produtos e soluções, através de quatro linhas de produtos: Revestimentos, Aglomerados, Isolamentos e Cortiça com borracha. Esta empresa apresenta um know-how avançado no que se refere às novas aplicações de cortiça e cortiça com borracha;
- A SET SA: empresa portuguesa pertencente ao Grupo Iberomoldes, que se dedica à comercialização e desenvolvimento de novos produtos na área dos moldes, utilizando tecnologia avançada, o que lhe permite um desenvolvimento mais conciso no tempo. As competências desta empresa para este projecto encontram-se ao nível da sua experiência no sector e na indústria de moldes.
O projecto contou ainda com a participação de uma empresas de Design de Produto, Trasnportes e Interiores - A Almadesign L.da - e um Consultor e Integrador especializado na área aeronáutica - A Embraer, Companhia Brasileira de Aeronáutica, S.A.
Com um investimento de 1,85M€, co-financiado pelo QREN no âmbito do COMPETE em cerca de 0,9M€.