Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

LightFillers | Desenvolvimento de partículas de baixa densidade para aplicação na indústria automóvel e do mobiliário

21.10.2013
  • Compete
  • I&DT

As partículas serão utilizadas em painéis de aglomerado de madeira ou MDF e em componentes de interior de automóvel com o objetivo de reduzir o peso.

O projeto visa o desenvolvimento de partículas poliméricas com estrutura alveolar, de elevada estabilidade mecânica e térmica (designadas de LDPs), para aplicação como cargas em painéis derivados de madeira de baixa densidade.

O projeto prevê o fabrico de um protótipo de mobiliário de baixa densidade, que servirá como demonstrador do potencial das LDPs para esta aplicação.

Uma outra área de aplicação será a utilização de LDPs como cargas de baixa densidade para a produção de componentes de matriz termoplástica para a indústria automóvel. Também aqui o projeto visa a fabricação de um protótipo demonstrador da qualidade do produto final.

O projeto LightFillers teve enquadramento no Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) na vertente de projetos em co-promoção apoiado pelo COMPETE com um Investimento elegível de 733 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 465 mil euros.

Consórcio
A EuroResinas – Indústrias Químicas, S.A. é uma unidade do Grupo Sonae dedicada ao fabrico e comercialização de resinas sintéticas e formaldeído. Foi constituída em Novembro de 1993, por um processo de cisão / fusão da Sonae Indústria de Revestimentos, S.A. em diversas entidades autónomas, ficando responsável pelos negócios de resinas e formaldeído.

A EuroResinas é o promotor líder do projeto LightFillers, que conta ainda com a colaboração das seguintes entidades:

  • Simoldes Plásticos SA
  • Associação Rede de Competência em Polímeros
  • Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • PIEPIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros

Enquadramento e Objetivos
As LDPs são partículas de baixa densidade que serão utilizadas em painéis de aglomerado de partículas de madeira ou MDF (medium density fiberboard) e em componentes de interior de automóvel com o objetivo de reduzir o peso. As suas principais aplicações são os sectores do mobiliário e decoração, e a indústria automóvel.

O objetivo fundamental deste projeto é o desenvolvimento de um novo tipo da carga particulada para redução da densidade dos painéis de aglomerado de madeira produzidos há mais de meio século pela Sonae Indústria, abrindo desta forma espaço para novas aplicações e novos mercados.
Para a integração destas partículas de baixa densidade em painéis de aglomerado de madeira e em componentes de interior de automóvel, o consórcio propõe a seguinte abordagem:

  1. Uma pesquisa exaustiva de produtos existentes no mercado ou em desenvolvimento;
  2. Formulação, otimização e síntese das partículas de baixa densidade;
  3. Formulação e otimização dos materiais compósitos de madeira e das matrizes termoplásticas carregadas com LDPs;

O objetivo global deste projeto é ganhar conhecimento na produção de LDPS e na sua incorporação em painéis de aglomerado de madeira de baixa densidade assim como na sua incorporação em matriz compósita termoplástica para a industria automóvel.

A validação à escala laboratorial permitirá a transferência de conhecimento para a indústria e a implementação da tecnologia na produção industrial.