Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Nobres portugueses em Xangai

16.10.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Seis empresas portuguesas estão em Xangai a apresentar as novas propostas para o outono-inverno 2015/2016, com uma oferta pautada pela qualidade europeia, pelas tendências internacionais e pela inovação, onde se incluem tecidos de camisaria, veludos e flanelas termocoladas com películas de ouro e diamante.

Projeto From Portugal
Projeto From Portugal

A Têxtil de Serzedelo/Texser, Gierlings Velpor, Lemar, Riopele, Somelos Tecidos e Troficolor constituem os ilustres representantes portugueses nesta edição da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, com uma oferta excecional, pautada pelo melhor design e matérias-primas, que inclui desde tecidos de camisaria ao denim, sem esquecer a grande tendência para o inverno do próximo ano: os requintados veludos, propostos pela Gierlings Velpor.

 

Pela sexta vez na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, a Troficolor exibe uma coleção repleta de inovações, onde não falta o core business da empresa – o denim – mas também as tradicionais flanelas portuguesas, com acabamentos revolucionários, como termocolagem com películas de ouro e diamante, que conferem um ar cosmopolita, ao mesmo tempo que novas funcionalidades, como a impermeabilização. O conceito Glimmer Denim – bases de tecido denim e malhas índigo com cobertura brilhante funcional – está igualmente em destaque nas novas propostas. «Estrategicamente, Xangai é um “hub” muito interessante, pois permite-nos investir em plataformas mais abrangentes de seleção e produção», considera o diretor de exportação da empresa, Flávio Dias.

 

Pronta a conquistar definitivamente o mercado chinês, A Têxtil de Serzedelo/Texser mostra na capital económica chinesa várias propostas de tecidos de camisaria, numa oferta pensada para o estação mais fria do ano que inclui vaielas e flanelas, em materiais como algodão, algodão/elastano, algodão/lã, linho e Tencel. «Vamos tentar abrir o mercado chinês, que tem um potencial muito grande», afirma Camilo Almeida, administrador da empresa fundada em 1932.

 

Com tecidos de camisaria de qualidade superior, a Somelos Tecidos é igualmente ponto de paragem obrigatório para os milhares de visitantes que afluem a este certame. A produtora de tecidos, que fornece as grandes marcas internacionais, propõe uma coleção eclética, onde os clássicos de sempre se conjugam com as tendências de moda mais atuais.

 

Na Riopele, conhecida pela sua marca Çeramica, o destaque vai para os tecidos duplos, com look malha e tridimensionais, numa oferta para o outono-inverno 2015/2016 especialmente pensada para o mercado chinês. «Trata-se de um mercado em forte ascensão», reconhece Ana Vaz, gestora de mercado da empresa criada em 1927.

 

Já a Lemar, uma estação mais à frente, apresenta uma preview de tecidos de banho para o verão 2016, juntamente com uma seleção de artigos com design e misturas nobres, também ajustada às preferências do mercado chinês, que a empresa, especialista em tecidos de riscas tintos em fio, bem conhece das suas múltiplas presenças na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics. «Já estamos a receber encomendas interessantes de clientes chineses conquistados na feira», revela a CEO, Manuela Araújo.  

 

A participação destas empresas portuguesas na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, de 20 a 23 de outubro, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2014, o projeto engloba um conjunto de mais de 65 ações internacionais, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América –, num investimento total de 9 milhões de euros.