No passado dia 16 de Abril, o Pavilhão do Conhecimento foi o palco privilegiado para a apresentação dos 29 projetos aprovados do concurso Media Ciência, lançado pelo COMPETE em estreita parceria com a ANCCT- Ciência Viva no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), com o objetivo de incentivar a criação de conteúdos de ciência e tecnologia, neste caso, de natureza não comercial, para difusão na comunicação social e que contribuam para a promoção e divulgação da ciência junto do público em geral.
O supracitado concurso Media Ciência envolveu um investimento elegível num total de 6,6 milhões de euros, correspondendo a 5,6 milhões de euros de incentivo FEDER.
Graças a este trabalho foi possível mostrar como a Matemática e a Química estão todos os dias nas coisas mais simples, como a Engenharia pode ser explicada por “miúdos”, conhecer a vida de um cientista e aproximar o público mais jovem da investigação, perceber que a ciência está no mundo real e apreender ciência e matemática e perceber o que nos rodeia.
O reconhecimento social da Ciência e da Tecnologia como motor de inovação e competitividade necessita da cultura científica e tecnológica enquanto atributo de uma sociedade mais qualificada.
A aposta sem precedentes que o COMPETE fez na promoção de I&D&I e em particular neste concurso constitui uma boa experiência a ter em conta no contexto no próximo período de programação, no qual é fundamental conhecer os resultados destas iniciativas de política pública para investir mais e melhor.
Através deste concurso foi possível:
a) Reforçar as competências nacionais no domínio da concepção e da produção de conteúdos para divulgação científica e tecnológica, no formato audiovisual e multimédia;
b) Promover o estabelecimento de parcerias entre instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e a colaboração com entidades do sector da comunicação social para a concepção e produção de conteúdos para audiovisual e multimédia em diversos domínios científicos;
c) Fomentar a inclusão de forma regular de conteúdos desta natureza nos media, atraindo novos públicos.