Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O QREN 2007-2013: o que Portugal fez com os fundos europeus

07.05.2015
  • QREN

Publicado no final de Abril de 2015 pela equipa do Observatório do QREN, o livro “O que fazemos com os fundos europeus? O QREN 2007-2013” pretende fornecer informação sobre a aplicação dos fundos europeus em Portugal. 

Publicado no final de Abril de 2015 pela equipa do Observatório do QREN, coordenada por Paulo Areosa Feio, o livro “O que fazemos com os fundos europeus? O QREN 2007-2013” pretende fornecer informação sobre a aplicação dos fundos europeus em Portugal no QREN 2007-2013 e analisa criticamente se os objectivos deste quadro de referência estratégica foram cumpridos. 

Paulo Areosa Feio, coordenador do Observatório do QREN e também coordenador da equipa que trabalhou na compilação agora lançada refere que «baseada nos trabalhos elaborados pela equipa do Observatório do QREN entre 2008 e 2014, esta publicação visa fornecer aos interessados uma perspectiva sobre a aplicação daqueles recursos financeiros, desenvolvida a partir de um serviço público cuja finalidade era precisamente a de ajudar a compreender o que são, para que servem e que resultados produzem os recursos europeus que o país utiliza».

O livro traça um quadro sobre as principais áreas de intervenção, os seus aspectos mais positivos e mais críticos, apresentando um balanço sobre a aplicação, em Portugal, dos fundos europeus da Política de Coesão, traduzida num investimento comunitário de cerca de 21,5 mil milhões de euros ao serviço do desenvolvimento do país.

QREN assumiu para esse efeito cinco grandes prioridades estratégicas nacionais:

 

  1. qualificação dos cidadãos; 
  2. dinamização do crescimento sustentado; 
  3. promoção da coesão social; 
  4. qualificação dos territórios e das cidades 
  5. e aumento da eficiência e qualidade dos serviços públicos.


Aceda ao livro disponível online aqui.