Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Parceria entre a empresa e a instituição de ensino estabelecida ao abrigo do COMPETE

17.05.2013
  • Pólos e Clusters
  • I&DT

Primor alia-se à Universidade de Aveiro para desenvolver produtos de charcutaria mais saudáveis e com tempo de conservação aumentado.

Primor
Primor

A Primor acaba de estabelecer, com a Universidade de Aveiro (UI de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares), uma parceria que visa a criação de novos produtos de charcutaria mais saudáveis (com menos sal e aditivos) e com o prazo de validade alargado, recorrendo à tecnologia de altas pressões.

Na base da parceria, concretizada ao abrigo do COMPETE, estiveram a dimensão e a experiência da Primor na comercialização dos produtos a desenvolver e as aplicações da técnica de alta pressão desenvolvidas pela Universidade de Aveiro.

Ficha resumo

Acrónimo:         PRIMOR_AP               
Título: Novos produtos de charcutaria com prazo de validade alargado e mais saudáveis, recorrendo à tecnologia de Altas Pressões (AP)
Principais Estratégias:
  • Alargamento da gama de bens ou serviços;
  • Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado.
Áreas Tecnológicas: Tecnologias Agrárias e Alimentares

 
Os produtos de charcutaria, quer sejam cozidos, cozidos enchidos ou cozidos fumados, fatiados ou em pedaços, estão a tornar-se artigos de conveniência, com um relevo comercial crescente.

Contudo, têm tempos de validade comercialmente mais curtos do que os produtos similares não cortados, dada a proliferação microbiana mais facilitada. O objetivo da parceria entre a Primor e a Universidade de Aveiro é desenvolver um projeto em que se aumente, para entre o dobro e o triplo, o prazo de validade destes produtos de charcutaria. Para tal, usar-se-á a tecnologia de alta pressão que permite pasteurizar alimentos em condições atérmicas (à temperatura ambiente) ou a frio (a temperaturas de refrigeração), por destruição microbiana, sem afetar a qualidade dos produtos processados, aumentando consideravelmente o prazo de validade comercial. Isto permitirá aumentar a venda destes produtos, nomeadamente para exportação, em particular para mercados mais longínquos, e uma redução de custos por retorno de produtos fora de prazo, bem como o aumento da segurança microbiológica dos produtos.

A Primor Charcutaria Prima, S.A. é uma das maiores empresas de produtos alimentares de Portugal, com uma experiência de mais de 50 anos na produção e comercialização de enchidos. Esta experiência, juntamente com o facto de a Universidade de Aveiro ser pioneira em Portugal no estudo e na aplicação de alta pressão para conservação de alimentos e, atualmente, estar a criar uma plataforma tecnológica de alta pressão para estudos fundamentais e de desenvolvimento e aplicação comercial, foram o garante das competências necessárias para a atribuição do projeto.

Enquadramento no COMPETE

O projeto designa-se por PRIMOR_AP e enquadra-se no âmbito da tipologia de projetos em co-promoção do Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), ascendendo o investimento elegível a € 646.487, tendo obtido um incentivo de € 409.676.