Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PME Digital diversifica iniciativas ao completar um ano

02.12.2013
  • Compete
  • Acções Colectivas

A instituição de um prémio para a Melhor Empresa PME Digital ou a promoção de workshops de capacitação de agentes são ações que estão a ser preparadas no âmbito do projeto apoiado pelo COMPETE “PME Digital”, que também acolheu novos parceiros.

PME Digital
PME Digital

Apoio do COMPETE

O projeto "PME Digital" da ACEPI  - Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa foi apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 450 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 360 mil euros.

Descrição

Lançado pelo Ministério da Economia em Novembro de 2012, com o apoio da ACEPI, o programa PME Digital pretende tornar mais tecnológicas 30 mil micro e pequenas empresas, no espaço de três anos, facilitando o acesso a pacotes de ferramentas, serviços e formação a preços reduzidos, que contribuam para melhorar, em pelo menos, 5% os seus níveis de produtividade.

Depois de sete meses no terreno, “o balanço é muito positivo, não só pela notoriedade que atingiu, mas também pelos resultados efetivos de contacto com todas as zonas do país, num sector de pequenas e microempresas que não está habituado a que este tipo de iniciativas se desloque aos locais onde operam”, considera João Baracho, coordenador ACEPI do PME Digital.

Na primeira fase, que decorreu entre 16 de Novembro de 2012 e 5 de Março de 2013, o programa contou com um roadshow de promoção e divulgação, no âmbito do qual foram realizados 22 workshops nos 18 distritos de Portugal Continental.

João Baracho revela que o balanço da primeira fase do Programa foi extremamente positivo. “O interesse dos parceiros tecnológicos que permitiram o investimento realizado, o apoio das associações sectoriais e regionais que permitiram a montagem dos roadshows em tempo recorde e a custos reduzidos, os convites de entidades diversas para iniciativas colaterais e o fluxo de informação gerado, atestam um interesse que ultrapassou as previsões mais otimistas.”

A poucos dias de completar um ano de projeto, as metas da primeira fase deste programa foram amplamente superadas. “Ultrapassámos o número previsto de parceiros, somámos inúmeras iniciativas e aumentámos o espectro de áreas a abordar”, refere o coordenador ACEPI do PME Digital.

Tendo começado apenas com o apoio dos parceiros e das associações sectoriais, mas contando agora com o financiamento do COMPETE, a parceria que reúne o Ministério da Economia, a ACEPI e o IAPMEI tornou a sua linha de atuação mais abrangente com a Administração Publica Central e Local, “visando apoiar as iniciativas de modernização administrativa e também apoiar as autarquias e as comunidades intermunicipais no desenvolvimento do tecido empresarial regional”. Neste âmbito a estreita colaboração com o IAPMEI permitiu o lançamento da Academia de PME, no âmbito da qual se realizarão workshops de capacitação a Agentes PME Digital.

A participação no e-Show, que aconteceu a 23 e 24 de Outubro de 2013, marcou o arranque da segunda fase do PME Digital. Estiveram presentes no stand do PME Digital todos os parceiros, dispondo de um espaço próprio e de um pequeno auditório para a divulgação das suas soluções.
Entre as iniciativas de futuro já planeadas, e para cuja concretização o financiamento do COMPETE é decisivo, contam-se, e entre outras, o Prémio da Empresa PME Digital do Ano, assim como a criação de um Prémio para a melhor iniciativa na área da Economia Digital na Administração Pública.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.