A Portugal Ventures colocou em marcha mais uma edição da Call for Entrepreneurship, uma oportunidade de angariação de capital dirigida a startups de base científica e tecnológica. Começa a 26 de janeiro e termina a 26 de fevereiro.
Está aberto o pré-registo para candidaturas à 10ª Call For Entrepreneurship da Portugal Ventures, que começa a 26 de janeiro e termina a 26 de fevereiro, data limite para apresentação das candidaturas.
Esta iniciativa visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de base científica e tecnológica nas fases de “seed” e “start-up”. De acordo com informação da Portugal Ventures, serão elegíveis para investimento projetos nas áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação, Eletrónica & Web, Ciências da Vida, Turismo e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais.
Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos.
Na preparação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação dos parceiros da rede Ignition Partners Network, melhorando e focalizando nos aspetos mais relevantes para a elegibilidade de investimento de capital de risco. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal Ventures.
Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, especializados por domínios tecnológicos e setores industriais, compostos por um júri de peritos, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da rede Ignition Capital Network, business angels e outras sociedades gestoras de fundos de capital de risco, que poderão vir a co-investir com a Portugal Ventures.
A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como startups de excelência a nível mundial.
Os projetos investidos beneficiarão do acompanhamento e aconselhamento de especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contactos relevantes. ?Estes projetos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados nos centros internacionais do ecossistema de empreendedorismo tecnológico Português em São Francisco (Silicon Valley), “Portugal Ventures in the Bay”, em Boston, "Portugal Ventures in Boston" e ainda em Austin, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Durante as anteriores nove edições da Call registaram-se mais de dois mil empreendedores, resultando na apresentação de 680 projetos.
Nesta 10ª edição, a Portugal Ventures lançará, pela primeira vez e em parceria com os parceiros da rede Ignition Partners Network, um programa de Open Days abertos aos empreendedores que se proponham apresentar candidaturas à Call For Entrepreneurship. Estas sessões, que decorrem e, diversos pontos do país entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro, visam esclarecer eventuais dúvidas dos empreendedores no acesso aos instrumentos de investimento de capital de risco.
O objetivo é fortalecer o ecossistema nacional de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor.
Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do FINOVA, gerido pela PME Investimentos, do COMPETE e do POR LISBOA.
Fonte: Revista Invest