O prémio "Mulheres Inovadoras da UE" foi lançado pela primeira vez em 2011 para reconhecer publicamente o desempenho extraordinário de mulheres empreendedoras que trouxeram ideias inovadoras para o mercado.
Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, lançou a 3.ª edição do prémio.
> Objetivo
Este prémio visa distinguir mulheres que obtiveram êxito notável ao trazer as suas ideias inovadoras para o mercado no campo da ciência e inspirar outras a seguir os mesmos passos.
> Destinatários
Mulheres residentes num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020, que sejam fundadoras ou co-fundadoras de uma empresa e que tenham beneficiado de financiamento da UE relacionado com investigação e inovação.
O prémio não se destina a propostas de inovação para o futuro, mas a feitos que já foram obtidos pela candidata.
> Critérios de elegibilidade
Para ser elegível a concurso a candidata deve respeitar os seguintes critérios:
- Ser uma mulher residente num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020;
- Ser fundadora ou co-fundadora de uma empresa ativa e existente (registada antes de 1 de janeiro de 2013 e com faturação anual de 100 000 EUR em 2013 ou 2014);
- A candidata ou a empresa beneficiaram de financiamento da UE (consulte quais no regulamento).
Nota: Consulte ainda os critérios de exclusão mencionados no regulamento.
> Como participar
A candidatura tem de ser submetida pela própria candidata no Portal do Participante. Para efetuar a candidatura deve selecionar a opção start submission, confirmar a escolha do tópico e tipo de ação, e preencher os campos da proposta.
Toda a informação relevante para a realização da candidatura e explicação sobre cada um dos passos está acessível no guia de candidatura para participantes.
> Critérios de avaliação
O júri, constituído por um painel de peritos nomeados pela Comissão, fará a avaliação das candidaturas submetidas e selecionará até nove das melhores candidaturas, que serão convidadas para uma audição em Bruxelas.
Na fase de avaliação, o painel de peritos irá avaliar cada inovação proposta a prémio de acordo com os critérios de avaliação seguintes:
- Originalidade e comercialidade do produto/serviço desenvolvido;
- Impacto económico;
- Grau da inovação científica;
- Impacto na sociedade.
> Prémios
Os prémios a atribuir serão uma compensação pecuniária, respetivamente:
1º lugar - 100 000 EUR
2º lugar - 50 000 EUR
3º lugar - 30 000 EUR
> Fonte oficial
Sítio Web do Concurso «Mulheres Inovadoras da UE» [en]
Regulamento do concurso (PDF 127KB) [en]
Guia de candidatura (PDF 199KB) [en]
Vencedores das edições anteriores [en]