Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PRESSTONE | Desenvolvimento de um sistema novo e inovador de painéis de pedra natural pré-esforçados

26.03.2012

Tradição & Tecnologia é a premissa que faz da Solancis uma das mais reconhecidas empresas na área da exploração e transformação de pedra natural a nível mundial.

A SOLANCIS - Sociedade Exploradora de Pedreiras, S.A. foi constituída em 1969. Tem a sua sede e unidade transformadora no Casal do Carvalho, na Benedita, concelho de Alcobaça e distrito de Leiria.

A SOLANCIS tem por objeto a extração e transformação de pedra e é uma das maiores empresas de extração e transformação de pedra na zona onde está implantada.

Actualmente é reconhecida como uma das principais empresas de exploração e transformação de pedra natural a nível mundial. A aposta e investimento em equipamentos da mais alta tecnologia é uma constante, garantindo assim a qualidade dos produtos e a preservação de recursos naturais, aumentando a capacidade de produção, por um lado, e reduzindo os impactes negativos da sua atividade. A consciência destes impactes deve induzir na empresa um crescimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a segurança, e ser um exemplo de referência no sector.

Com forte aposta na Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nasce o projeto PRESSTONE cujo objetivo foi estudar e desenvolver um sistema novo, inovador e que incorporasse tecnologias limpas, constituído por painéis de pedra natural pré-esforçados para realizar a envolvente exterior vertical das edificações.

Apoiado pelo COMPETE, o PRESSTONE é um projeto de I&DT em co-promoção, dinamizado pela SOLANCIS em co-promoção com a Frontwave - Engenharia e Consultadoria S.A e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, envolvendo um total de investimento elegível de 413 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 278 mil euros.

 O sistema resulta da fabricação e da pré-montagem de painéis em pedra natural previamente serrados. O pré-esforço é aplicado concentricamente através de varões ou parafusos de alta resistência em aço inox.

Pretende-se que os painéis tenham espessura adequada para que possam ser facilmente elevados sem auxílio de meios mecânicos especiais. Os painéis ao serem pós-pré-esforçados unem-se por compressão nos bordos formando um sistema composto de comportamento monolítico. A sua resistência é controlada para suportar as ações horizontais e possuem rigidez/ massa para que as vibrações induzidas pelo vento ou outros agentes não produzam efeitos de ressonância e estejam dentro de limites internacionalmente aceites.

A definição e escolha do tipo de pedra, as técnicas de execução, a modulação dimensional, o método de fixação e instalação dos respetivos componentes fizeram parte das atividades de investigação e desenvolvimento. As peças e elementos foram dimensionados de acordo com as capacidades e limitações do tipo de pedra. Os métodos e técnicas de fixação são concebidos de forma a resistir a todas as ações a que o conjunto estará sujeito ao longo do período de vida útil dos edifícios.