Empresa promotora
|
A NBK Iberia Terracota Arquitectónica Unipessoal, Lda. está inserida no grupo internacional Hunter Douglas.
Presentemente, o Grupo Hunter Douglas compreende 167 empresas, presentes em mais de 100 países nos cinco continentes.
O Grupo Hunter Douglas é líder de mercado nas duas principais linhas de produtos que possui:
• Revestimentos para janelas • Produtos de arquitetura
Estes últimos incluem três tipologias de soluções para edifícios: sistemas para cobertura, fachada e proteção do sol.
Apesar de Portugal ser um país com forte tradição na indústria da cerâmica, inclusive na indústria da cerâmica estrutural, este tipo de solução para o revestimento de fachadas ventiladas é totalmente novo para o país. O projeto previa a criação de condições para o desenvolvimento de uma nova linha, que incluirá o fabrico de elementos em terracota com dimensões até 1 metro de altura por 3 metros de largura.
Os elementos em terracota com dimensões de 1mt x 3mt serão algo totalmente novo para o mercado internacional.
|
Enquadramento
Paralelamente, a crescente preocupação mundial com o desempenho energético das construções reforça a importância da fachada na performance global do edifício.
Os níveis de conforto térmico e eficiência energética dos edifícios são, de facto, diretamente influenciáveis por um conjunto de fatores associados à edificação, nomeadamente a sua ventilação natural e resistência ao frio e calor. Com efeito, uma das principais funções da fachada é a de funcionar como uma barreira seletiva face às condições climáticas exteriores por forma a evitar ou diminuir a necessidade de recurso a sistemas mecânicos de climatização do interior do edifício.
Desempenho ambiental da Terracota
Uma vez que a terracota possui um grande poder de reflexão dos raios UV e a sub-estrutura de suporte desenvolvida (Terrart®-Flex) permite que a fachada seja ventilada de forma natural, estas recentes tendências ou imposições legais constituem uma excelente oportunidade para o negócio da empresa.
Outra importante oportunidade para o negócio consiste no bom desempenho ambiental da terracota. Tal facto decorre dos elementos em terracota apresentarem um período de vida útil significativamente mais elevado que outros materiais utilizados para aplicação em fachadas ventiladas, fazendo com que haja uma necessidade de proceder à sua substituição com uma frequência muito menor. Este facto ganha importância se se tiverem em conta as recentes preocupações ambientais com o consumo de recursos naturais e, bem assim, com o consumo de energia pelos processos produtivos. Por outro lado, a terracota é 100% reciclável, não incorporando qualquer tipo de substâncias nocivas.
Fachadas ventiladas
As fachadas ventiladas são uma das soluções existentes no mercado para revestimento de edifícios. As vantagens diferenciadoras oferecidas pelos sistemas de fachada ventilada, em comparação com outros sistemas tradicionais de revestimento de edifícios, estão relacionadas com a melhoria estética e funcional do edifício e com a reduzida necessidade de manutenção.
No que diz respeito à melhoria estética a mesma é proporcionada por dois fatores: evita a deterioração do edifício e não coloca entraves ao processo criativo dos arquitetos, permitindo, pelo contrário, conceber obras de elevada beleza estética. Por outro lado, a melhoria funcional deve-se às seguintes qualidades do sistema: excelente solução de isolamento térmico dos edifícios pelo exterior (o afastamento entre a parede do edifício e a fachada cria uma câmara-de-ar em movimento que funciona como isolante), maior durabilidade (protegendo a estrutura interna do edifício) e diminuição dos problemas relacionados com humidade e infiltrações (devido à ventilação).
Por outro lado, o sistema de fachada ventilada possui as vantagens adicionais de possibilitar uma montagem fácil, a colocação de instalações elétricas e sanitárias no espaço criado entre a parede e o revestimento e a utilização em qualquer tipo de edifício quer se trate de uma construção nova ou em recuperação. Uma fachada ventilada compreende dois componentes principais:
> A estrutura de fixação - esta estrutura geralmente em alumínio ou outro metal tem como função suportar o revestimento da fachada. Adicionalmente, é através desta estrutura que se consegue o afastamento entre a fachada e as paredes do edifício necessário para criar a câmara-de-ar;
> O revestimento exterior - que, para além da função de proteção das paredes do edifício, apresenta uma função estética.
A estrutura de fixação da fachada pode ser visível ou oculta e para a escolha da melhor estrutura concorrem diversos aspetos, entre eles, o projeto da fachada em termos estéticos.
O revestimento exterior da fachada ventilada constitui o principal fator de diferenciação do resultado final.
A fachada ventilada com revestimento em elementos cerâmicos, designadamente terracota, goza, comparativamente com outros tipos de revestimento, de capacidade de gestão térmica, i.e., a capacidade da fachada absorver calor na sua estrutura durante os períodos mais quentes e o libertar quando está mais frio. O resultado final é uma temperatura interior mais uniforme, sem trocas térmicas relevantes, o que se traduz num maior bem-estar no interior do edifício.
Apoio COMPETE
O projeto promovido pela NBK Iberia no âmbito Sistema de Incentivos à Inovação foi apoiado pelo COMPETE, envolvendo um Investimento elegível de €9.260.400,00 o que correspondeu a um Incentivo FEDER de €2.992.041,98.
Projeto
Um dos objetivos estratégicos do projeto consistiu em implementar e testar, nas instalações da NBK Iberia, pela primeira vez em ambiente industrial, um processo produtivo com flexibilidade para produzir elementos em terracota com dimensão até 1mt x 3mt.
Os elementos em terracota com dimensões de 1mt x 3mt constituiram uma grande inovação no mercado internacional. Com efeito, esta inovação do produto implica uma inovação disruptiva ao nível da tecnologia.
|
Projeto
Um dos objetivos estratégicos do projeto consistiu em implementar e testar, nas instalações da NBK Iberia, pela primeira vez em ambiente industrial, um processo produtivo com flexibilidade para produzir elementos em terracota com dimensão até 1mt x 3mt.
Os elementos em terracota com dimensões de 1mt x 3mt constituiram uma grande inovação no mercado internacional. Com efeito, esta inovação do produto implica uma inovação disruptiva ao nível da tecnologia.
|
Atividades decorrentes do projeto
Assim, no âmbito do projeto foi criado nas instalações da Empresa um laboratório de I&D no qual são desenvolvidas atividades de I&D sistemáticas e organizadas com vista à geração de conhecimentos que possam resultar em inovação e diferenciação dos processos e produtos da Empresa e, desta forma, assegurar a sua competitividade atual e futura. Neste sentido, foi constituída uma equipa interna de I&D com técnicos especializados e com competências nos domínios científicos relevantes. Para além das atividades de I&D intramuros, a empresa recorre ainda aos serviços de entidades científicas Nacionais.
A NBK Iberia apresenta como atividade principal a produção de elementos em terracota para aplicação em fachadas ventiladas. Este produto enfrenta uma crescente procura ao nível internacional pelos seguintes fatores:
> A sua versatilidade é extremamente apreciada pelos arquitetos dado que se adapta à identidade arquitetónica de qualquer obra;
> O seu grande poder de reflexão dos raios UV permite aos edifícios apresentarem melhores performances energéticas;
> Período de vida útil significativamente mais elevado que outros materiais utilizados para aplicação em fachadas ventiladas.
Resultados
Assim, a NBK Iberia, posteriormente ao projeto, tem capacidade de produzir em Portugal as seguintes linhas de produtos, correspondentes a elementos em terracota com diferentes dimensões requeridas pelo cliente, numa vasta palete de cores e superfícies lisas ou perfiladas:
* Terrart®-Large
* Terrart®-Mid
* Terrart®-Shingle
* Terrart®-Solid
* Terrart®-Light
Exportação
O produto é exportado para os mercados internacionais a partir de Portugal. Assim, o projeto significou o acesso da economia portuguesa a um segmento de mercado que não fazia parte do seu perfil exportador.
Relativamente aos mercados alvo da NBK Iberia, as atividades de prospeção desenvolvidas indicaram os seguintes mercados:
> Mercado europeu
> Mercado dos EUA
> Mercado sul-americano
> Médio Oriente
No que respeita aos mercados geográficos, os produtos Terrart® estão, atualmente, integrados em edifícios em cerca de 60 países, agrupados em três regiões principais, designadamente Europa, Estados Unidos da América e Ásia. Na Europa, os mercados mais significativos são a Alemanha, o Reino Unido, a França e a Dinamarca.
Testemunho
Segundo o Sr. Henk Den Uyl, Director Geral Unidades de produção H&D, “este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma unidade de produção altamente sustentável e cujo trabalho tem vindo a ser continuamente reconhecido".