Projeto desenvolvido pela BICS que pretende conferir visibilidade a setores especializados de elevado teor tecnológico no território nacional, por forma a potenciar o seu crescimento.
A BICS - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses desenvolve um projeto cujo principal objetivo é conferir visibilidade a determinados setores especializados de elevado teor tecnológico e respetivas competências existentes no território nacional, por forma a potenciar o seu crescimento, através do acesso ao mercado global e à realização de parcerias a nível nacional e internacional numa perspetiva de inovação aberta.
Estes sectores, que incluem 4 áreas estratégicas: Nanotecnologia, Clean Tech, Digital Media e Biotecnologia, foram identificados com base nas dinâmicas coletivas que estão a ser geradas nos diferentes domínios à escala nacional e para as quais os BIC—Centros de Empresas e Inovação revelam particular competência e apetência.
A intervenção nos mercados globais com produtos e serviços de elevado valor acrescentado deverá ser devidamente alicerçada em processos de fertilização cruzada, de partilha ativa de know-how/transferência de tecnologia e em recursos humanos altamente qualificados e produtivos, possibilitando que start-ups se capacitem para o fortalecimento de um tecido económico especializado. Só desta forma se poderá falar da afirmação de uma realidade complementar e integrada, capaz de dar resposta a solicitações mais exigentes.
Assim, considerando os novos paradigmas conjunturais, o projeto “Promoção e Dinamização de Clusters Tecnológicos Emergentes”, apoiado pelo COMPETE no âmbito das Ações Coletivas com um Investimento elegível: 514 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 350 mil euros pretende alicerçar e impulsionar uma rápida reconversão da estrutura económica, pelo envolvimento dos principais agentes nas áreas estratégicas referidas.
Uma nova visão do empreendedorismo assente no conhecimento, inovação, tecnologia e capacidade de intervenção no mercado e o assumir uma estratégia profissional e responsável na promoção do espírito empreendedor são orientações fundamentais desenvolvidas pelos BIC portugueses na sua ação permanente de promoção do desenvolvimento e da competitividade das empresas e organizações das regiões onde desenvolvem as suas atividades.
Até à data têm vindo a ser desenvolvidas um conjunto de atividades – worshops, estudos sectoriais, portal web – para o impulsionamento de uma clusterização dinâmica. Como complemento serão desenvolvidas missões empresariais que possibilitem uma projeção internacional do trabalho realizado bem como o estabelecimento de rede de contatos e de troca de know how e experiências nas quais se inclui a visita a Derry-Londonderry (Irlanda), de 29 a 31 de maio de 2013, durante a qual será possível participar no evento sobre “Digital, cultural and social innovation” bem como realizar contatos com Instituições e Empresas do sector.
BICS - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses
A BICS - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses, é a Associação Nacional dos Business Innovation Centres de Portugal, uma instituição sem fins lucrativos, representativa dos BICS Portugueses, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
A BICS tem por fim congregar todos os European Business Innovation Centres, reconhecidos como tal pela Comissão Europeia, que possuam sede em território nacional. Nasce com o objetivo de potenciar a atividade de todos os seus membros, através de uma estrutura comum de partilha de recursos, metodologias, meios, atividades e experiências, que permita a realização concertada de ações conjuntas.