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Recuperação do lugre Santa Maria Manuela

28.10.2011
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

A aposta numa oferta turística que reinventa a tradição.

A Empresa PASCOAL & FILHOS S.A. criou uma nova área de negócio, o Turismo Cultural de Vocação Marítima, materializada com a reconstrução do lugre Santa Maria Manuela e sua exploração.

Reconstruir o Navio Santa "Maria Manuela", construído nos estaleiros da Companhia União Fabril, em Lisboa no ano de 1937, destinado à pesca do bacalhau, para o tornar num espaço destinados a actividades turísticas e de exploração científica, foi a ambição da empresa Pascoal e Filhos, envolveu um investimento total de 7.357.756€ correspondendo a um incentivo FEDER de 3.310.991€.

O projecto "Santa Maria Manuela", relativo à recuperação e exploração de um lugre histórico, obteve a Declaração de Interesse para o Turismo em 2008. Segundo este documento, as actividades a realizar no interior do navio têm a a ver com matérias ligadas à cartografia marítima, princípios de navegação à vela, funcionamento dos instrumentos náuticos antigos e actuais, história da pesca do bacalhau, biologia marinha, astronomia e serão complementadas com debates e worshops. Os programas previstos para as viagens de longo curso, que terão uma duração superior a 10 dias, os programas a desenvolver nas viagens de menor curso, com uma duração de 1 dia, 2 a 3 dias e 4 a 6 dias. No que respeita às actividades a realizar no exterior do navio, a observação e exploração de recursos naturais, visitas a património construido, espectáculos e acontecimentos pontuais (ex. visita às Berlengas, em parceria com instituições com competência técnica na área do património natural e o sector do Ambiente da Câmara Municipal).

A Pascoal & Filhos S.A.O projecto "Santa Maria Manuela", relativo à recuperação e exploração de um lugre histórico, obteve a Declaração de Interesse para o Turismo nº 27/2008 (Procº 37.7/1181). Segundo este documento, as actividades a realizar no interior do navio têm a a ver com matérias ligadas à cartografia marítima, princípios de navegação à vela, funcionamento dos instrumentos náuticos antigos e actuais, história da pesca do bacalhau, biologia marinha, astronomia e serão complementadas com debates e worshops. Os programas previstos para as viagens de longo curso, que terão uma duração superior a 10 dias, os programas a desenvolver nas viagens de menor curso, com uma duração de 1 dia, 2 a 3 dias e 4 a 6 dias. No que respeita às actividades a realizar no exterior do navio, a observação e exploração de recursos naturais, visitas a património construído, espectáculos e acontecimentos pontuais (ex. visita às Berlengas, em parceria com instituições com competência técnica na área do património natural e o sector do Ambiente da Câmara Municipal).

A empresa Pascoal e Filhos, com sede social na cidade de Aveiro, Distrito de Aveiro, sociedade por quotas, foi fundada em 1937 por António Pascoal, tendo por objecto a exploração de indústria de pesca, comercialização, transformação, importação e exportação de produtos alimentares e prestação de serviços.

Exerce a sua actividade como armador de navios de pesca do largo, complementada com uma forte componente industrial de produção de bacalhau seco, ultracongelado demolhado e refeições pré-cozinhadas congeladas e refrigeradas.

É reconhecidamente responsável por todas as importantes inovações tecnológicas ao nível de processos e produtos introduzidos no sector nos últimos 15 anos, tendo acrescentado a inovação e a conveniência, valores de modernidade, à qualidade e confiança, valores tradicionais da marca, subjacentes a métodos, práticas e gama de produtos.

A empresa Pascoal mantém há muitos anos um intenso relacionamento institucional com o Museu Marítimo de Ílhavo, com a Universidade de Aveiro, nomeadamente no apoio à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, tendo participado e apoiado genericamente todas as melhores iniciativas que, nos últimos anos, auxiliaram à promoção da cultura marítima portuguesa.

Com a recuperação e exploração do lugre, a empresa pretende através desta área de negócio criar uma oferta turística inovadora ao nível do país que permita divulgar pelos portos mundiais a identidade e a estreita ligação da região e do país com o mar, implementar uma visão alargada e moderna da ligação da marca PASCOAL ao mar, despertar o interesse de vários sectores da sociedade para a importância das actividades marítimas e a sua dinamização e exploração em moldes sustentáveis e criar emprego qualificado nas áreas das actividades marítimas.


O Santa Maria Manuela

O navio Santa Maria Manuela, com comprimento de 62,83 m, era um lugre de quatro mastros construído nos estaleiros da Companhia União Fabril, em Lisboa no ano de 1937, com destino à pesca do bacalhau tendo feito parte da famosa Portuguese White Fleet. É irmão gémeo do lugre Creoula, hoje navio de treino de mar operado pela Marinha Portuguesa.

A Empresa de Pesca de Viana manteve o navio em actividade até 1963, ano em que o vendeu a um armador da praça de Aveiro a Empresa de Pesca Ribau que ainda operou com o navio na sua forma original durante alguns anos.

Em 1993, apesar de todas as transformações sofridas, o navio foi considerado obsoleto sendo abatido para demolição ao registo dos navios de pesca, tendo apenas sido preservado o casco.

Em 1994 um conjunto de 17 instituições públicas e privadas, criaram a Fundação Santa Maria Manuela com vista a iniciar o processo de recuperação do navio para a sua traça original.

A Fundação, embora tivesse contado com forte empenhamento dos seus membros, nunca conseguiu concretizar completamente os objectivos para que foi criada e, passados 12 anos desde a sua institucionalização, encontrava-se totalmente paralisada numa situação de impasse quanto ao desenvolvimento orgânico e funcional do projecto inicial.

Em 2007, por acordo unânime entre os membros da Fundação, a empresa Pascoal & Filhos tornou-se gestora e proprietária do casco do navio comprometendo-se a manter o espírito e os objectivos centrais que presidiram a criação da Fundação, numa base de sustentabilidade económico-financeira.

A reconstituição do Santa Maria Manuela constitui para a Pascoal & Filhos um grande projecto de criação de actividades económicas e produtos na área do turismo. Com a concretização deste projecto, Portugal passou a dispor de um navio moderno capaz de ombrear com outros veleiros mundiais contribuindo para manter viva a vocação marítima dos portugueses e a tradição da vela usada pelos navios portugueses na pesca do bacalhau no século XX.

O lugre de quatro mastros foi construído a partir do existente do casco original, de forma a prefigurar, em termos actuais, a reconstituição do original. Nesse âmbito, introduziram-se alterações indispensáveis atinentes à segurança, modernidade, inovação e conforto.

Para os que quiserem aceitar o desafio de ser participantes activos a vida a bordo será muito atractiva e variada. O princípio orientador geral é aprender fazendo. Poderão pois aprender, nomeadamente, o funcionamento da vida a bordo, os nomes próprios de todas as partes e equipamentos do navio, os princípios de navegação à vela, da orientação e do trabalho nas cartas de navegação. Existirá um conjunto de iniciativas de forte pendor cultural, científico e tecnológico. Estas actividades serão distintas conforme o programa de viagem, havendo contudo uma oferta permanente que passará pela cartografia marítima, participantes activos náuticos antigos e actuais, prática da navegação à vela, geofísica e biologia marinhas, histórias da pesca do bacalhau, arte de marinheiro, telecomunicações, astronomia geral e de posição, jogos, cinema, debates e workshops.

Será dado realce ao conhecimento e às práticas ambientalmente equilibradas e existirão também programas onde a gastronomia e a qualidade alimentar terão lugar de destaque. Todas as actividades serão facilmente assimiláveis e estarão suportadas por material de apoio de cariz didáctico.

Estarão igualmente disponíveis suportes comunicacionais (computadores, leitores de DVD e televisões) onde qualquer participante pode continuar a saber mais sobre os assuntos e/ou actividades em que participou ou vai participar.

O Santa Maria Manuela é composto por 12 quartos duplo, 3 quartos triplos, 1 camarote destinado a 6 pessoas com casa de banho privativa, 1 camarote destinado a 4 pessoas com casa de banho privativa, 6 camarotes destinados a 2 instruendos, 2 camarotes destinados a 4 instruendos e 3 camarotes destinados a 3 instruendos cada um com casa de banho. Esplanada com 150 lugares, uma sala polivalente e 1 loja.

A recuperação do Santa Maria Manuela foi finalizada em Maio de 2010, tendo a inauguração decorrido a 10 de Maio de 2010, precisamente 73 anos depois de ter sido lançado às àguas do Tejo.