O Turismo de Portugal e a AICEP prepararam um documento identificado como Referencial “Mercados Prioritários” a considerar na metodologia de apuramento do mérito do projecto quando a mesma inclua um critério de 2.º nível relativo a “Diversificação e prioridades dos mercados-alvo”. Este referencial foi elaborado com base nos mercados-alvo definidos no PENT – Plano Nacional Estratégico do Turismo (Sector Turismo) e nos mercados prioritários no âmbito da estratégia nacional de internacionalização e da reestruturação da rede externa da AICEP (Outros Sectores).
Relativamente aos Avisos de 15 de Novembro de 2007, o Referencial “Mercados Prioritários” tem aplicação nos seguintes casos:
- SI Inovação (Produção de novos bens e serviços; Adopção de novos processos; Expansão de capacidades em actividades com dinâmicas de crescimento) – Critério C2;
- SI Qualificação PME (Projectos Conjuntos) – Critério F1.
Para mais informação, consulte o documento "Referencial Mercados Prioritários".